Tags

,

No próximo dia 6 de setembro, às 8h, um total de 429 candidatos farão a prova objetiva e discursiva do processo seletivo para definição dos candidatos aos cargos de integrantes do Conselho Tutelar de Sorocaba para o quadriênio 2016/2019. A prova será realizada na E.M. “Professor Flávio de Souza Nogueira”, no Jardim Brasilândia.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Sorocaba, que coordena o processo, a seleção pública vai preencher trinta vagas de membros titulares, além de sessenta vagas para suplentes. “Os 110 candidatos melhores classificados poderão concorrer à eleição, que ocorrerá em outubro. Esta será a primeira vez que teremos o preenchimento destas vagas desta forma, com a participação popular”, explica Ana Lúcia Gardenal Beranger, presidente do CMDCA.

Os candidatos também vão passar por uma avaliação psicológica, através de entrevista individual e aplicação de instrumentos de avaliação, de caráter classificatório; e pela análise da documentação do candidato, de caráter eliminatório.

O edital de homologação das inscrições e convocação para as provas será publicado no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (dia 28).

Eleição

A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar ocorrerá no dia 4 de outubro deste ano, das 9h às 17h, na E.E. “Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão), localizada na avenida Doutor Eugênio Salerno, 204, no Centro. Qualquer eleitor sorocabano poderá participar deste processo eleitoral e escolher os novos integrantes do Conselho Tutelar que atuarão no município. O voto será facultativo e cada pessoa poderá votar em até trinta candidatos. A posse dos eleitos e suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2016.

Segundo Ana Lúcia Gardenal Beranger, é esperada a participação de pelo menos dois mil eleitores sorocabanos na eleição. Para ajudar neste processo, o CMDCA vai promover, no dia 26 de setembro, das 9h às 17h, uma apresentação dos 110 candidatos à população, em evento também realizado na E.E. “Júlio Prestes de Albuquerque”. Na ocasião, os candidatos poderão se apresentar e conversar com os munícipes.

Seis Conselhos Tutelares

Sorocaba terá seis Conselhos Tutelares, sendo dois conselhos em cada uma das três regionais da divisão territorial da Assistência Social da cidade, com uma sede em cada regional. Serão cinco integrantes em cada conselho.

Os suplentes poderão substituir os conselheiros que se afastarem de suas funções – mesmo que temporariamente – por algum motivo, seja férias, licença-maternidade, entre outras situações.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O CMDCA está localizada na rua Libero Badaró, 171, no Vergueiro. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5300.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios