Tags

O vereador Carlos Leite (PT) protocolou projeto de decreto legislativo que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, o prédio conhecido como “Usina Cultural Ettore Marangoni”, localizado na marginal direita do Rio Sorocaba, entre o referido Rio e o terreno da antiga Companhia Nacional de Estamparia.

De acordo com o projeto, o imóvel a ser desapropriado será destinado à implantação de espaço para realização de atividades culturais, podendo integrar um complexo descentralizado de esporte e cultura.

“É uma lástima vermos esse prédio, tão admirado e cobiçado pela classe artística de Sorocaba, absolutamente parado, sem utilidade alguma, sendo que foi utilizado recurso público para sua reforma e manutenção”, diz Leite. “Queremos que a sociedade volte a ser beneficiada com essa estrutura, e declará-la de utilidade pública é o primeiro passo para ela ser desapropriada e voltar a receber eventos públicos”, enfatiza o vereador.

Segundo a classe artística, o prédio, que é de propriedade do Grupo Splice e que já foi declarado como patrimônio histórico, é um grande desfalque para a cultura sorocabana, uma vez que ele era ocupado por grandes eventos, sempre cheios de espectadores e pessoas umbilicalmente ligadas à cena cultural de Sorocaba. O prédio foi construído em 1909 pela Fábrica São Paulo da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê).

“Nosso objetivo é reverter esse patrimônio para a municipalidade, de forma que ela possa voltar a oferecê-lo aos grupos artísticos da cidade, que hoje encontram dificuldades em locar espaços adequados para sua arte e suas apresentações. Tenho certeza que é um projeto de grande clamor popular o retorno da Usina Cultural à utilização pública”, termina Leite.

Utilidade pública – Recentemente, por meio de projeto de decreto legislativo de Carlos Leite, o ramal leste da linha férrea foi declarado de utilidade pública, e aguarda ações efetivas por parte do Executivo municipal para ser desapropriado. No local, que hoje só acumula mato e entulho, poderá ser implantada uma pista de caminhada, um parque linear, ou integrar um roteiro de trem turístico.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios