Tags

Sorocaba sedia nesta segunda-feira (1º de junho), às 13h30, um encontro para tratar das novas ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) que serão realizadas no município. O evento acontecerá no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e reunirá servidores municipais e estaduais.

Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o encontro visa apresentar aos servidores municipais das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, e à Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), as novas estratégias que o Município adotará para enfrentar esta questão social.

“Acredito muito na realização do trabalho feito de forma articulada. Cada um, em sua área, vai pensar em como interferir na realidade da comunidade onde atua e vamos discutir juntos como impactar nesses locais. Precisamos do comprometimento e apoio de todos os envolvidos para construirmos uma cidade melhor e mais justa”, destaca Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social.

De acordo com Adriana Mangerino, coordenadora do PETI em Sorocaba e chefe de divisão de assistência social para a região Oeste, foram convidados para a reunião treze técnicos de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), coordenadores das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), vinte supervisores da rede municipal de ensino, 85 mediadores e coordenadores da rede estadual de ensino e representantes da Drads. “Acreditamos que só conseguiremos resultados com a articulação da nossa rede”, explica.

Atualmente os casos de exploração de trabalho infantil são acompanhados pelo CREAS, que é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) voltada às famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, e que busca a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Este tipo de violação também pode ser identificado pelos CRAS.

Uma das estratégias a serem propostas no encontro deve ser a de estabelecer um sistema de busca ativa, para se ter um diagnóstico da situação na cidade, a fim de que o poder público saiba onde está ocorrendo o trabalho infantil e possa ofertar, de acordo com o perfil da família, ações de enfrentamento. “O trabalho doméstico, por exemplo, é velado. Muitos pais colocam os filhos para ajudar nos afazeres domésticos, privando muitas vezes a criança de frequentar uma escola e principalmente do direito fundamental de brincar, que é imprescindível para um desenvolvimento saudável da criança. E é difícil descobrirmos situações como esta, porque as pessoas culturalmente aceitam este tipo de trabalho infantil”, destaca Adriana Mangerino.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3219.1920.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias