Tags

Neste sábado (30), das 8h às 12h, o Parque Natural “Chico Mendes” sediará a tradicional Feira de Transição Agroecológica e Orgânica, onde a população pode adquirir frutas, verduras e legumes, todos in natura. Além da feira, das 9h às 12h, será realizada a exposição “Árvores da Mata Atlântica”. A entrada é gratuita.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a exposição encerrará a programação comemorativa ao Dia do Pau-Brasil (3 de maio), Dia Nacional da Mata Atlântica e do Dia Municipal da Floresta Atlântica (27 de maio) em Sorocaba.

No local a população poderá conferir espécies deste bioma, como o ingá, a quaresmeira e, em especial, o pau-brasil. Além disto, a equipe de Educação Ambiental do parque apresentará informações sobre a importância da Mata Atlântica e da arborização urbana.

De acordo com a Sema, para promover a sensibilização dos servidores municipais nas questões socioambientais, funcionários que atuam no “Chico Mendes” também serão envolvidos na ação e receberão informações relativas a este bioma.

A estratégia faz parte das ações do Programa “A3P” (Agenda Ambiental na Administração Pública), voltado ao servidor municipal, que visa, entre outros, à sensibilização e capacitação dos servidores e a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Além da exposição gratuita, haverá doação de mudas de árvores da Mata Atlântica.

Sobre a feira

A Feira de Orgânicos é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Articulação Regional da Feira Orgânica de Sorocaba (Garfos), com o objetivo de fortalecer os pequenos produtores locais e da região.

No local, estandes de oito produtores de Araçoiaba da Serra, Itapetininga, Ibiúna, Iperó, Piedade e São Roque, comercializam mais de oitenta tipos de produtos.

Além de frutas, verduras e legumes, quem for à feira pode adquirir produtos processados e de origem animal, como bolos, pães, mel e ovos orgânicos.

O Parque “Chico Mendes” é aberto de terça a domingo, das 8h às 17h, e está localizado na Avenida Três de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias