Tags

Maio traz um leque de atividades para crianças e adultos na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, da Secretaria da Cultura (Secult). Não fosse a agenda cheia de detalhes, só o prédio onde está instalada já valeria a visita. Inaugurada em 1986, a unidade passou a ocupar o casarão 673 da Rua da Penha somente em 1994.

O edifício, construído em 1897, é tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Sorocaba e conserva a construção original, característica do final do século XIX, com portas e janelas de madeira e um traçado de jardim e quintal até hoje usados em atividades culturais.

Na agenda deste mês, continuam os “Encontros com o Mito”, todas as quintas-feiras, das 14h às 16h. Desta vez, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) será tema do bate-papo entre os participantes. Dividido em episódios, os encontros trarão às conversas alguns importantes aspectos desse que foi um dos episódios mais marcantes da história da humanidade. No dia 8 de maio, contam setenta anos do fim da segunda grande guerra na Europa.

Nesta quinta (7), o primeiro encontro fala do evento em si. Na próxima semana, no dia 14, será a vez da discussão sobre “O Brasil na Segunda Guerra”; dia 21 o assunto será “As Artes Mostram a Face da Guerra” e, no último encontro, dia 28, será a vez de “A Paz: Um Caminho Possível”.

O “Encontro com o Mito” se traduz num bate-papo semanal com temas ligados à cultura e às artes e é voltado a crianças a partir de doze anos. O evento é gratuito e os interessados devem se inscrever com antecedência pelo telefone 3231.5723.

Ainda em memória dos setenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial, a BMI sedia entre os dias 8 e 15 de maio a “Mostra: A Arte Revela as Faces da Guerra”. O material é composto por reprodução de significativas obras do século XX que fazem uma leitura dramática das faces da guerra.

Na sexta-feira (8), data do encerramento do conflito, também acontece uma Cerimônia em Memória daqueles que sofreram ou ainda sofrem as consequências da II Guerra Mundial. Haverá leitura de poemas, apresentação musical e, ao final, um minuto de silêncio em favor da Paz Mundial. O evento é aberto aos interessados, a partir das 15h.

Tardes de sábados

O Grupo Musical “Entre Amigos” é o convidado de todos os sábados do mês de maio no programa “Encontro com o Choro”. Composto por Nico (violão), Manoel Moreno (bateria), Gustavo Arruda (baixo) e Ite (pandeiro), o grupo oferece ao público as melhores interpretações de clássicos da MPB, abrindo e transformando a Biblioteca Infantil num espaço democrático para quem gosta de cantar ou declamar textos.

As edições serão nos dia 9, 16, 23 e 30, sempre das 10h às 12h. A entrada é franca e o público não precisa se inscrever para participar.

E, no último sábado do mês (30/05), a Biblioteca Infantil, dentro do seu “Passeio Cultural” – que busca destacar um pouco da história, costumes e curiosidades de Sorocaba, por meio de sua arquitetura, seus monumentos e localidades – leva o visitante para dentro da própria unidade.

O casarão que abriga a Biblioteca foi construído em 1890 para servir de residência e, posteriormente, foi utilizado como Banco, Museu, Núcleo de entidades culturais até que começou a abrigar a Biblioteca. A construção preserva elementos de todas as suas passagens e abriga um jardim interno, cozinha caipira e um circo. No passeio, também serão abordados fatos e curiosidades sobre o cotidiano das famílias sorocabanas nos séculos XIX e XX.

Os interessados devem se inscrever com antecedência pelo telefone 3231-5723. A atividade acontecerá das 15 às 17h.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias