Tags

A convite do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Projeto Urban LEDS, a Prefeitura de Sorocaba participa na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de maio, do 2° Seminário Internacional de Networking – Urban LEDS, que ocorrerá em Bogor City, na Indonésia. O evento mundial contará com a participação de representantes de cidades modelos e cidades satélites do projeto -Brasil, Índia, Indonésia, África do Sul, bem como a Europa – para a troca de experiências ligadas ao desenvolvimento urbano de baixo carbono.

Durante o encontro, serão destacadas histórias inspiradoras de sucesso, o desenvolvimento da capacidade de suporte para enfrentar os desafios de implementação do projeto e dará apoio para aqueles que buscarem conhecimento técnico entre as próprias cidades do Urban LEDS.

“Esta será uma oportunidade de conhecermos coisas novas e nos inspirarmos em experiências de sucesso já implantadas ou em implantação em outros locais do mundo, assim como também para divulgarmos as nossas experiências às cidades participantes”, destaca Sara Amorim, técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, que representará Sorocaba no evento.

Entre as ações municipais estão: a elaboração do Inventário de Carbono; a elaboração da Política Municipal sobre Mudança do Clima, com o apoio dos atores de diversos setores e que foi encaminhada à Câmara para ser instituída na forma de lei; e a elaboração do Plano Municipal de Transporte Urbano e Mobilidade, que inclui o fortalecimento do transporte público por meio da implantação do BRT e de faixas exclusivas de ônibus, além do Plano Cicloviário e o Integrabike.

O governo municipal também destacará os esforços voltados à ampliação de áreas verdes e recuperação ecológica, que inclui a elaboração e implantação do Plano de Arborização Urbana e o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, o incentivo à criação de RPPNs, garantindo, assim, a criação de corredores de biodiversidade, a participação na Campanha Construindo Cidades Resilientes, da ONU, entre outros.

Sobre o Urban LEDS

Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia, tendo o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade como principal implementador, o Urban LEDS objetiva programar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município, com destaque aos emitidos para a produção e consumo de energia, transporte e construções de infraestruturas urbanas, levando em consideração a redução da pobreza e a inclusão social.

Sorocaba foi um dos oito municípios brasileiros escolhidos para participar do projeto. Fortaleza (CE), Recife (PE), como cidades modelos, e Sorocaba, Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), como cidades satélites.

Com 6,7 milhões de euros disponíveis, o projeto Urban LEDS será desenvolvido até 2015 em quatro países de economia emergente: Brasil, África do Sul, Índia e Indonésia. Essa plataforma interligará uma cidade modelo em inteligência climática a diversas cidades satélites, além do intercâmbio com municípios parceiros da Europa e também de outros países emergentes por meio da transferência de conhecimento técnico, tecnologias, inovação, pesquisa e financiamento.

O Urban LEDS está dando apoio técnico e financeiro para os municípios. Entre os auxílios oferecidos pelo projeto estão a capacitação técnica e institucional para auxiliar a cidade na adoção de medidas específicas para a implementação de projetos; o acesso à metodologia para o desenvolvimento de baixo carbono e ferramentas associadas; oportunidades para rede de contatos e aprendizado com outras cidades brasileiras, assim como outras cidades estrangeiras membros do projeto, através de fóruns online e eventos nacionais; e o fortalecimento do diálogo com departamentos relevantes do governo nacional.

Mais informações no site http://urbanleds.iclei.org/

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias