Tags

Foi aprovado em primeira discussão na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (24) o projeto de lei do vereador Carlos Leite (PT) que declara o Tropeirismo como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Sorocaba.

O projeto teve parecer de constitucionalidade da Comissão de Justiça, e parecer de aprovação pelas comissões temáticas.

A intenção do parlamentar é que a cultura tropeira receba mais atenção por parte do Poder Público, e seja fortalecida e perpetuada na cidade, que tem suas raízes fortemente vinculadas ao movimento tropeiro.

“Ao propor a instituição do ‘Tropeirismo’ como patrimônio cultural imaterial de Sorocaba, queremos resgatar e preservar a contribuição dos tropeiros para a formação cultural de nossa cidade e prestar uma justa homenagem e um reconhecimento ao papel que esses nobres homens desempenharam em nossa cidade”, explica o vereador.

“O Patrimônio Cultural Imaterial é transmitido de geração a geração, e geram um sentimento de identidade e continuidade, e são apropriados por indivíduos e grupos sociais como importantes elementos de sua identidade”, defende Carlos Leite na justificativa de seu projeto de lei.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios