Tags

Quem passa pela Avenida Dom Aguirre – principal via de Sorocaba – já pode ver a imagem de quatro espécies de peixes mostradas em oito displays da exposição itinerante “Peixes do Rio Sorocaba”.

São eles: o cará (Geophagus brasiliensis), o curimbatá (Prochilodus lineatus), a tabarana (Salminus hilarii) e o lambari de rabo vermelho (Astyanax fasciatus).

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ornamentação da marginal faz parte da programação especial em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e do Dia Mundial da Água, ambos lembrados no dia 22 de março.

Os peixes ilustrados nos displays representam as principais espécies encontradas no rio dentro do perímetro urbano do município. “A nossa ideia é sensibilizar a população sobre os impactos positivos das ações para a promoção da recuperação do nosso rio Sorocaba”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.

De acordo com informações da Sema, a escolha de realizar a exposição na Avenida Dom Aguirre se deve ao fato de ser uma via de intensa circulação de veículos, o que potencializa seu impacto educativo, despertando o interesse da população sobre o tema.

Além disso, a população poderá ver em breve uma decoração com tecidos tencionados e em espirais instaladas em dois pontos estratégicos da avenida: na rotatória central da Ponte Pinheiros e na Praça Lions. Além desta decoração, entre as pontes Francisco Dellosso e de Pinheiros serão instaladas bandeirolas azuis, simbolizando o rio Sorocaba.

Também serão colocados tecidos tencionados e em espirais na entrada de sete parques ecológicos: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Natural “Chico Mendes”, Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Parque Municipal Corredores da Biodiversidade e Parque Ouro Fino.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias