Tags

A Prefeitura de Sorocaba realiza nesta quinta e sexta-feira (dias 12 e 13) o Workshop “Construção do plano de coleções e seleção de espécies prioritária para a conservação do Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas”.

O encontro acontecerá no próprio parque e reunirá representantes de importantes instituições brasileiras, como o Centro Nacional de Conservação da Flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (RJ), Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (MG) e o Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo (SP).

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o workshop servirá para promover a discussão com pesquisadores e profissionais da área sobre a seleção de espécies ou grupos botânicos prioritários para a conservação em Sorocaba e região. “A nossa ideia também é fomentar e orientar linhas de pesquisas que futuramente servirão de base para novas políticas públicas para a conservação da flora no município”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.

Neste evento também serão discutidas propostas para a elaboração do Plano de Coleções do Jardim Botânico, que visa nortear as ações para a implantação das coleções botânicas no espaço ecológico. “Com isto, vamos construir um documento de forma participativa, permitindo diferentes olhares, experiências e conhecimentos, garantindo a boa representatividade das coleções botânicas frente às necessidades, interesses e relevância destas para o cumprimento da missão do nosso Jardim Botânico”, destaca Vidal Dias da Mota Junior, diretor de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Sema.

O evento contará com palestras, mesa-redonda, grupos de trabalho, apresentação de painéis e um minicurso. Além dessas atividades, haverá oficina para a capacitação dos jardins botânicos para registro e enquadramento ao Sistema Nacional de Registros dos Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A capacitação será promovida pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e ajudará tanto o Jardim Botânico de Sorocaba, quanto outras instituições a oficializarem seus registros na esfera federal.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, também haverá um espaço destinado à apresentação de painéis com o objetivo de divulgar a pesquisa botânica que está sendo realizada na região. Também terá apresentação oral dos melhores trabalhos, que serão avaliados pela comissão organizadora do evento, considerando o critério de maior relevância para os objetivos do workshop.

As inscrições serão realizadas no início do evento, às 8h, nos dois dias de atividades. O evento é gratuito e será aberto ao público.

O Jardim Botânico fica na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações pelo telefone (15) 3227.9996 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br

Segue abaixo a programação completa:

Dia 12 (quinta-feira)

08h00 – Inscrição

08h30 – Abertura do evento

09h00 – Apresentação do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

09h30 – Café

10h00 – PALESTRA 1: “Panorama da vegetação da região de Sorocaba”, com o Prof. Dr. Nobel Penteado de Freitas, da Uniso

11h00 – PALESTRA 2: “Conservação de espécies ameaçadas de extinção nos jardins botânicos brasileiros”, com a Dra. Maria Lúcia Moreira Nova da Costa, do Centro Nacional de Conservação da Flora – JBRJ

12h30 – Horário de Almoço

13h30 – MESA REDONDA – Tema: “Plano de Coleções e seleção de espécie prioritária para conservação”. Convidados: Rede Brasileira de Jardins Botânicos, Prof.ª Dra. Vilma Palazetti de Almeida (PUC Sorocaba SP) e Prof.ª Dra. Ingrid Koch (UFSCar – campus Sorocaba). Mediação: Prof. º Dr. Welber Senteio Smith – Sema Sorocaba.

15h30 – Café

16h30 – GRUPOS DE TRABALHO

17h30 – APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS ELABORADOS PELOS GRUPOS DE TRABALHO

Dia 13 (sexta-feira)

08h00 – Inscrição

08h30 – PALESTRA 3: “Experiência da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte na conservação de espécies ameaçadas – Projeto faveiro-de-Wilson (Dimorphandra wilsonii)”, com o Prof. Dr. Fernando Moreira Fernandes – FZB-BH

09h30 – PALESTRA: “Experiência na elaboração do livro ‘Biodiversidade no município de Sorocaba’”, com o prof. Dr. Welber Senteio Smith – Sema Sorocaba.

10h00 – Café

10h30 – Apresentação oral dos painéis selecionados – tema “Pesquisa botânica da microbacia Sorocaba Médio-Tietê”.

11h30 – Oficina: Capacitação dos Jardins Botânicos para registro e enquadramento junto ao Sistema Nacional de Registros dos Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente, ministrada pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos

12h00 – Horário de Almoço

13h00 – Minicurso “Funcionalidades básicas do software Brahms”, com o Dr. Denilson Fernandes Peralta, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios