Tags

As férias escolares já chegaram e para não deixar a garotada parada nesta época, a Prefeitura de Sorocaba vai oferecer no mês de janeiro os tradicionais programas de férias nos parques da cidade: Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Biquinha, Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Natural “Chico Mendes”.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas já no início de janeiro, com exceção do Parque da Biodiversidade que já está ocorrendo.

O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes mais um pouco sobre meio ambiente. “Vamos realizar várias atividades, como gincana, visita monitorada, oficinas e jogos, onde eles terão a oportunidade de entrar em contato direto com a natureza e conhecer as ações para a conservação do meio ambiente”, explica Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente (Sema). Ao todo, serão oferecidas 280 vagas para crianças e adolescentes.

Zoo

De 20 a 24 de janeiro, será realizado o “AnimaZoo” para 80 adolescentes de 13 a 17 anos. O tema será “Lixo? E eu com isso?!” e o objetivo é levar os participantes a conhecerem e refletirem sobre a problemática do lixo nos dias de hoje e seus impactos para a vida não apenas das pessoas, mas também dos animais.

Serão abordadas questões como o consumo excessivo, destinação do lixo, reciclagem e reutilização de materiais, problemas que os animais do zoo sofrem com o lixo (devido ao lixo jogado fora das lixeiras e nos recintos), problemas que a fauna em geral sofre decorrente da poluição, entre outros.

O AnimaZoo contará com diversas atividades, entre elas, um jogo noturno e uma visita ao Aterro Sanitário de Iperó, local onde é destinado todo o lixo de Sorocaba.

Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição de 7 a 14 de janeiro pelo site da Secretaria do Meio Ambiente (www.meioambientesorocaba.sorocaba.sp.gov.br). Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, será realizado um sorteio no dia 16 de janeiro, às 9h, no Museu Histórico Sorocabano, ao lado da bilheteria do Zoo.

Parque da Biquinha

As crianças de 7 a 11 anos poderão participar de 12 a 16 de janeiro do “Férias na Bica” no Parque da Biquinha. Ao todo serão oferecidas 80 vagas.

Com o tema “Folclore Brasileiro”, as atividades proporcionarão aos participantes uma viagem no mundo das lendas brasileiras, descobrindo como estes seres misteriosos e fascinantes criados pela imaginação do homem podem influenciar na preservação do meio ambiente, despertando a responsabilidade de cada no cuidado do planeta.

Além disso, o programa de férias incentivará o resgate do folclore brasileiro através de brincadeiras e brinquedos de antigamente, cantigas de rodas, entre outras atividades lúdicas.

Durante toda a semana as crianças também participarão de bate-papo, oficina de brinquedos com materiais reutilizados, jogos cooperativos, tarefa social e uma saída a campo. Para encerrar, será realizado o tradicional “Grande Jogo” no parque, que será interativo e dinâmico relacionado ao tema desenvolvido no curso de férias.

A inscrição deverá ser feita no dia 6 de janeiro, das 8h às 12h, no parque. Os pais ou responsáveis deverão levar no momento da inscrição um documento original da criança com foto. O sorteio será no mesmo dia, às 13h30, com a presença do responsável.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997.

Parque da Biodiversidade

No Parque da Biodiversidade será realizado de 14 a 17 de janeiro o programa de férias para 40 crianças de 10 a 13 anos. O tema será “Vivência no Parque da Biodiversidade – Valorizando a Unidade de Conservação da minha cidade”.

As atividades permitirão à garotada aprender sobre o parque – a primeira unidade de conservação de Sorocaba – e sobre o meio ambiente de uma forma muito divertida, com trilhas noturnas e brincadeiras em contato com a natureza. Além disso, as crianças poderão participar de um acantonamento, um luau ao ar livre e de dinâmicas relacionadas à sustentabilidade.

O Programa de Férias acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro, das 13h às 17h. Já no dia 16, as crianças participarão das atividades a partir das 17h, quando acontecerá o acantonamento até as 11h30 do dia 17, com encerramento das atividades, apresentação dos trabalhos e lanche comunitário com os pais e responsáveis.

As inscrições foram prorrogadas e acontecerão até o dia 13 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no próprio parque. O responsável pela criança deverá levar no momento da inscrição um comprovante de idade da criança.

O Parque da Biodiversidade está localizado na Avenida Itavuvu, 11.500 – próximo ao Parque Tecnológico. Mais informações pelo telefone (15) 996.15.4175 ou pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br.

Parque da Água Vermelha 

De 12 a 16 de janeiro, crianças de 7 a 12 anos poderão participar do “Aquagito” no Parque da Água Vermelha, que terá como tema “Batalha da Água”. O objetivo será de sensibilizar as crianças e seus familiares quanto à necessidade de mudanças de hábitos, tanto individuais como coletivos, em prol da conservação dos recursos hídricos.

Atualmente estamos enfrentamento uma grande crise no abastecimento de água devido a vários fatores, como o desperdício e o consumo irregular, a diminuição dos estoques de água (degradação dos ambientes naturais onde se encontram as nascentes e as áreas de recarga) e a retirada da vegetação existente nas margens dos corpos d água (mata ciliar). Diante dessa batalha, a Unesco decretou 2005-2015 como a Década Internacional da Ação “Água Fonte de Vida”.

Durante o curso serão trabalhadas diferentes estratégias educativas, como jogos interativos, atividades práticas, oficinas, bate-papo, tarefas socioambientais, além de uma saída a campo para o reservatório de Itupararanga e a Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

As inscrições devem ser feitas somente nos dias 7 e 8 de janeiro, das 9h às 17h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha. É obrigatório trazer um comprovante de idade no ato da inscrição. As 40 vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O parque fica na rua România, 150, no Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643.

Parque Chico Mendes 

Já de 13 a 17 de janeiro, será a vez dos adolescentes entre 12 e 17 anos participarem do “Naturando” no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a temática será “Coopera Mundo” e tem como objetivo apresentar de forma lúdica e interativa o cooperativismo e como utilizar de técnicas colaborativas para melhorar o ambiente urbano. A ideia é sensibilizar os participantes para questões relacionadas dentro de sua realidade, demonstrando ações de interesse comum para que entendam e contribuam para o meio ambiente e a qualidade de vida.

Serão realizados jogos interativos, atividades práticas, contação de histórias, tarefas socioambientais, atividades nas trilhas e espaços do parque e uma visita monitorada pela cidade para conhecer as Árvores Cidadãs Sorocabanas.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por sorteio. As inscrições devem ser feitas nos dias 7 e 8 de janeiro, das 9h às 16h, no Parque “Chico Mendes”, que fica na Avenida 3 de março, 1025, no Alto da Boa Vista. É obrigatório trazer um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais Informações pelo telefone 3228.1256.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios