Tags

,

Na próxima semana, dia 9 de janeiro, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizarão uma audiência pública para apresentação e orientação técnica às entidades devidamente cadastradas no CMAS interessadas em implantar três Residências Inclusivas na cidade.

O encontro será realizado às 14h no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A Secretaria de Desenvolvimento Social já aderiu ao programa de Residência Inclusiva, que faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Plano Viver sem Limite).

Estes equipamentos públicos acolherão jovens e adultos, entre 18 e 59 anos, com deficiência, em situação de dependência e que necessitem de cuidados de terceiros para fazer atividades básicas, contemplando o atendimento na Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Além de oferecer atendimento personalizado, as Residências Inclusivas funcionam como um lar para esse público. O serviço vai funcionar 24 horas por dia, ininterruptamente, e cada Residência Inclusiva deverá atender até 10 jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência.

“A ideia será implantar uma em cada uma das nossas regionais: Zonas Oeste, Sul/Leste e Norte”, explica a vice-prefeita Edith Di Giorgi, também secretária de Desenvolvimento Social.

A residência inclusiva será adaptada, com uma estrutura física adequada para receber esse público. As unidades terão cuidadores e auxiliar de cuidadores, além de psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional.

Para participar, a Secretaria de Desenvolvimento Social está convocando as entidades que tenham interesse em participar dos Serviços de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva.

Os interessados na subvenção municipal, estadual e/ou federal para a oferta deste serviço deverão apresentar junto ao Conselho Municipal de Assistência Social (Rua Santa Cruz, 116, Centro) o plano de trabalho e toda a documentação necessária entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2015, das 8h às 17h.

O edital de chamamento foi publicado no Jornal Município de Sorocaba do dia 12 de dezembro e estabelece critérios para a apresentação do plano de trabalho para o repasse de recursos financeiros Municipal, Estadual e Federal alocados no Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS).

O auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro. Informações pelo telefone 3219.1920.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios