Tags

Com o feriado prolongado de final de ano, uma boa opção para a população será visitar um dos parques naturais de Sorocaba, que estarão funcionando normalmente de 31 de dezembro a 4 de janeiro.

O contato com a natureza, diversão e tranquilidade são alguns dos atrativos desses espaços verdes da cidade para crianças, jovens e adultos.

Entre as opções, estão o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves”, da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Biquinha, “Chico Mendes” e Ouro Fino.

Administrados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), além de oferecer qualidade de vida à população que vive em seu entorno, estes espaços verdes são destinados ao lazer, à diversão e à contemplação e têm como função também a preservação da biodiversidade local, a conservação dos recursos hídricos, o desenvolvimento da Educação Ambiental em todos os segmentos da sociedade e o desenvolvimento de pesquisas ambientais.

“Os nossos parques são ótimas opções para quem quer ficar longe dos congestionamentos das estradas e permanecer em contato com a natureza”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. Com exceção do Zoológico de Sorocaba, todos têm entrada gratuita.

Jardim Botânico

Com uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o novo cartão postal da cidade é destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente.

O Jardim Botânico tem como principal objetivo trabalhar com as espécies locais e regionais da flora. Um detalhe importante da obra é a total acessibilidade para crianças e adultos portadores de deficiência física.

O principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba é o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O local ainda possui um orquidário, roseiral, salão multiúso e um mirante.

Serviço

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 – Jardim Dois Corações

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Zoológico “Quinzinho de Barros”

Inaugurado em 1968 e classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o Zoo de Sorocaba é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

Entre os animais, destacam-se a maior coleção de répteis da América do Sul, a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil e as altas taxas de natalidade de espécies em extinção, por exemplo, mico-leão de cara-dourada, antas, cervos, serpentes, papagaios, hipopótamo e lobo guará. O Zôo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas, como a arara-azul e tamanduá-bandeira, e fertilização “in vitro” de onças pintadas.

Serviço

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Ingressos: R$ 2,50 (crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos) e R$ 5 (a partir de 15 anos); Menores de 10 anos, pessoas acima de 60 anos e pessoas com necessidades especiais não pagam.

Informações: (15) 3227.5454 – http://zoo.sorocaba.sp.gov.br

Parque “Chico Mendes”

Inaugurado em 1977, o Parque Natural “Chico Mendes” ocupa uma área de cerca de 145 mil m². Sua vegetação é de Mata Atlântica natural, enriquecida com eucaliptos e trilhas. O local oferece, playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros, quatro quiosques para churrasco, lago e um viveiro de mudas.

Serviço

Endereço: Av. Três de Março, 1.025 – Alto da Boa Vista

Horário: Diariamente, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: (15) 3228.1256

Parque da Água Vermelha

Criado em 1990, o Parque da Água Vermelha tem cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos, que embelezam o local. A estrutura conta também com aquário, ponte, pista de caminhada, biblioteca, anfiteatro, aquário e quiosques.

Além de um playground, com escorregadores e gangorras, o parque também conta com dois brinquedos especiais: um carrossel e um balanço que podem ser usados, inclusive, por crianças usuárias de cadeiras de rodas.

O espaço oferece também um Jardim Sensorial, voltado especialmente para pessoas com deficiência, transmitindo diferentes sensações, de tato, olfato e até mesmo de sabor. Com 20 metros quadrados, formato circular, o jardim disponibiliza uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estão dispostos oito tipos de plantas.

Serviço

Endereço: Rua România, 150 – Jardim Europa

Horário: Diariamente, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: (15) 3221.6643

 

Parque do Ouro Fino

O Parque Natural do Ouro Fino é um dos parques ecológicos mais bonitos de Sorocaba, com aproximadamente 96 mil m² de área verde. O espaço possui gramado, duas quadras de areia, trilhas ecológicas, brinquedos fabricados em madeira, como gangorra dupla, escorregador e balanço, todos produzidos a partir de madeira de tronco de eucaliptos tratados de origem legal.

Em 2009, a ONG “Pé de Planta”, parceira da Prefeitura de Sorocaba, realizou um projeto piloto no parque com o plantio de 5.200 mudas de diversas espécies nativas, assegurando enriquecimento do ambiente sorocabano. Esse plantio já apresenta resultados animadores na recuperação ambiental do parque.

Serviço

Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265 – Jardim Ouro Fino

Telefone: (15) 3222.8504

Horário: Diariamente, das 8h às 17h.

Entrada gratuita

Parque da Biquinha

Localizado próximo ao Centro de Sorocaba, o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de 1 alqueire. Essa área de topografia acidentada é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

Seu ambiente agradável e aconchegante, com aspectos históricos e topográficos, é um convite permanente às famílias, amigos, professores e alunos em busca de contato com a natureza, lazer educativo e melhor qualidade de vida.

O espaço ainda conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, nascentes e uma bica.

Serviço

Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília

Horários: Diariamente, das 8h às 17h.

Telefone: (15) 3224.1997

Entrada gratuita

Parque da Biodiversidade

O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves” é a primeira unidade de conservação de Sorocaba.

Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda garante a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

A trilha “Recuperação e Manejo” possui um percurso de 1.500 metros, com um baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes receberão informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.

Com 2.500 metros de percurso, passando por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível, a trilha “Caminhos da Biodiversidade” deve ser feita somente com monitores do parque. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.

A última trilha é a “Campininha”, com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto serão tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.

A visita monitorada deve ser agendada pelo telefone (15) 996.15.4175 ou pelo e-mailparquebio@portalideas.org.br.

Serviço

Avenida Itavuvu, 11.500 – próximo ao Parque Tecnológico

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios