Tags

Passou a vigorar em todo o Brasil a Lei Federal 13.002, sancionada em junho pela presidente Dilma Rousseff (PT), que obriga que seja feito o “Teste da Linguinha” em todos os recém-nascidos, antes que deixem as maternidades. Desde o último dia 23, o exame é obrigatório em todos os hospitais do país.

Há pelo menos um ano e meio a lei já havia sido sancionada em Sorocaba pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), baseada em um projeto de lei de autoria do vereador Fernando Dini (PMDB).

“É uma lei que visa instituir um instrumento de enorme valor para detectar alterações precoces da anquiloglossia, que é uma anomalia oral congênita, que pode ocorrer de forma total ou parcial, limitando a mobilidade da língua em graus variados e podendo interferir nas funções orais da criança, como sucção, deglutição e fala”, lembra o vereador.

Dini ainda ressalta que a sugestão da lei teve embasamento técnico e profissional, que mostra a necessidade do problema ser constatado no primeiro mês de vida do bebê.

“Fico contente em saber que uma iniciativa nossa passou a ter caráter nacional, já que é uma benfeitoria a todas as crianças. Nosso trabalho desenvolvido sempre prioriza o sorocabano, mas pensamos de uma forma macro, mostrando que a semente que plantamos aqui, pode dar frutos por todos os lugares”, finaliza.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios