Tags

Parte do trabalho de combate à pirataria, ao contrabando de mercadorias e à sonegação de impostos, realizado este ano pelas equipes da Área de Fiscalização da Secretaria da Fazenda de Sorocaba (SEF), foi destruído na manhã desta terça-feira (16), no estacionamento frontal do Palácio dos Tropeiros, no Alto da Boa Vista.

Mais de 225 mil mídias de CDs e DVDs foram inutilizadas por um rolo compactador dentado, que faz a quebra do material. O produto foi doado à cooperativa de reciclagem Reviver e é resultado de 25 dias de trabalho dos reeducandos do sistema carcerário, que separam o material das capas plásticas.

Além das mídias, a atuação da Fiscalização e do programa Atividade Delegada, uma parceria entre o município e o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, as apreensões de material ilegal renderam brinquedos, roupas, aparelhos eletrônicos, cigarros e até alimentos e bebidas. Alguns produtos foram compactados e descartados no Aterro de Inertes, enquanto alimentos e bebidas destruídos e cigarros serão entregues à Polícia Federal para incineração.

Desta vez, somente em CDs e DVDs, foram recolhidas mais de 5 toneladas. Separadas das embalagens plásticas, as mídias pesaram pouco mais de 3,3 toneladas. O volume, segundo o secretário da Fazenda, Aurílio Caiado, corresponde a meio milhão de reais, considerando-se o preço de venda no comércio de 4 unidades a R$ 10,00 . “Houve um crescimento da quantidade apreendida, que saltou de 1,1 tonelada em 2013, para 3,3 neste ano. Isso é resultado da intensificação do trabalho da Fiscalização em parceria com as Polícias Militar e Civil e a Guarda Civil Municipal”, contou Caiado.

As ações seguem um cronograma diário e ocorrem, também, por conta de denúncias. Além disso, a GCM e a Polícia Militar, dentro da Atividade Delegada, mantêm fiscalização em áreas de comércio e em pontos conhecidos dos agentes de segurança.

Para o próximo ano, Caiado diz que a atuação será mantida e potencializada sempre que possível, visando combater as irregularidades no comércio local.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios