Tags

,

O vereador Claudio do Sorocaba I (PR) foi reeleito por unanimidade presidente da Câmara Municipal de Sorocaba para o Exercício 2015 na manhã desta quinta-feira, 11, durante a última sessão ordinária do ano, exclusiva para eleger a Mesa Diretora da Casa.

O parlamentar foi o único candidato ao cargo. Além do presidente, foram eleitos os vereadores Carlos Leite (PT – 18 votos) como 1º Vice-Presidente; Muri de Brigadeiro (PRP – 19 votos), 2º Vice-Presidente; José Francisco Martinez (PSDB – 20 votos), 3º Vice-Presidente; Rodrigo Manga (PRP – 20 votos), 1º Secretário; Pastor Apolo (PSB – 19 votos), 2º Secretário, e Jessé Loures (PV – 20 votos), como 3º Secretário.

Com exceção do 2º e 3º secretários que trocaram de posição entre si, todos os demais membros da mesa foram reeleitos. A eleição dos membros da Mesa foi feita por votação nominal, conforme prevê o Regimento Interno, e os eleitos assumem as novas funções em 1º de janeiro.

Presidência: O presidente reeleito agradeceu nominalmente cada um dos parlamentares e falou sobre a importância da reeleição, destacando que na primeira oportunidade recebeu um voto de confiança. “Ser reeleito pelos colegas é uma emoção ainda maior que na primeira eleição. Quero agradecer a cada um de vocês vereadores que colaboraram com o trabalho, feito em equipe”, disse o presidente que também prestou homenagem aos funcionários da Câmara.

O vice-presidente reeleito, Carlos Leite, também agradeceu o voto de confiança dos vereadores que o elegeram, em especial a bancada do PT, e disse que irá continuar trabalhando, principalmente como fiscalizador.

Candidaturas: Logo no início da sessão, o vereador José Crespo (DEM) anunciou a retirada de sua candidatura à presidência e incentivou os demais parlamentares a se candidatarem ao cargo nas próximas legislaturas, defendendo a alternância de poder na Casa. Crespo também parabenizou Claudio do Sorocaba I (PR) pelas conquistas de seu mandato neste ano e afirmou que votaria a favor de sua reeleição.

Em seguida o vereador Tonão Silvano (SDD) se candidatou a vice-presidente da Câmara. O vereador Francisco França (PT) e Anselmo Neto (PP) chegaram a pedir que o vereador retirasse sua candidatura a favor do atual vice-presidente Carlos Leite (PT), mas o pedido foi rejeitado por Tonão que manteve sua posição e recebeu dois votos, o seu e o de José Francisco Martinez.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba