Tags

A Prefeitura de Sorocaba verificou uma redução em mais de 50% do déficit de vagas em creches (0 e 3 anos) da cidade. É o que demonstra o Cadastro Municipal Único (CMU). Em setembro, o levantamento feito pela Secretaria da Educação (Sedu) demonstrava que havia 5.502 crianças sem vagas. Com a realização do CMU, entre os dias 3 e 5 de outubro, esse número passou para 2.056, uma queda de 62,6%.

O CMU recebeu 5.633 inscrições e foram preenchidas 3.577 vagas. Durante a inscrição, os pais ou responsáveis puderam optar por cinco unidades da sua preferência. Além disso, caso não conseguissem a vaga no local desejado foi oferecida em outras unidades da cidade. A Sedu informa que 765 vagas não foram preenchidas.

Essa vagas serão disponibilizadas em fevereiro de 2015, quando haverá um novo período de inscrições. A prioridade é para crianças com alguma deficiência; as que possuem pais ou irmão deficiente; as crianças que estão em vulnerabilidade social; pais ou responsável adolescente; e lista geral, sendo que o critério é por maior idade, ou seja, criança que está sem a vaga há mais tempo.

 Convênios e novas unidades

A Prefeitura de Sorocaba está trabalhando para diminuir ainda mais esse déficit. Somente neste segundo semestre de 2014 foram entregues cinco novas unidades. Em 2014, foram inaugurados CEI 107, no Bairro Horto Florestal; CEI 103 no Jardim Sorocaba Park; CEI-104 Jardim Morada das Flores; CEI-105 no Jardim Ipanema; e CEI-106 no Jardim São Guilherme. Ao todo, estas unidades somam 648 vagas.

A Sedu também busca vagas por meio das creches conveniadas. A secretaria mantém convênio com 13 instituições de educação regular (Creche I, Creche II, Creche III, Pré-I e Pré-II) e cinco de educação especial.

Para 2015, o número vai passar de 1.830 para 1.862 nas instituições de educação regular. A Prefeitura também deve entregar novas unidades de Educação Infantil no próximo ano.

Estão previstas as entregas das creche do Jardim Santa Esmeralda, do Parque São Bento, do Jardim Alegria,  Jardim Califórnia e Parque Ouro Fino.   A previsão é que sejam mais 680 vagas.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios