Tags

Com a presença dos comandos da 3ª Cia da Polícia Militar de Sorocaba e da Guarda Civil Municipal (GCM, além da chefia do Setor de Fiscalização da Secretaria da Fazenda (SEF), da Prefeitura de Sorocaba, teve início na manhã desta segunda-feira (1) a edição 2014 da ‘Operação natal Seguro’.

Resultado do trabalho integrado desses organismos de segurança da cidade, a ação consiste, até o final do mês, no aumento do efetivo de homens e mulheres, policiais e guardas municipais, tanto em circulação pelas ruas centrais como atuando em postos fixos. Junto com eles, agentes da Fiscalização também estenderão seu trabalho no combate à venda de mercadoria irregular em lojas ou por ambulantes.

Realizada há vários anos, a ‘Operação Natal Seguro’ apresenta dados positivos. Segundo o capitão Divaldil de Souza Roque Segundo, houve uma redução nas ocorrências de 2012 (10 roubos e 4 furtos de veículos) em relação a 2013, quando foram registrados 11 roubos/furtos e 2 tentativas de furto de veículo. “A expectativa é a de que este ano, conseguiremos baixar ainda mais esta estatística”, comentou. Os números fazem referência apenas à área central da cidade e por onde circulam, de acordo com o comandante da 3ª Cia da PM, 130 mil pessoas durante o período que antecede ao natal.

Sem divulgar o número de profissionais na rua, tanto a Polícia Militar quanto a Guarda Municipal manterão seis postos fixos de viaturas no centro. São áreas avaliadas como mais vulneráveis e, portanto, recebem atenção diferenciada. Além dessas unidades, policiais e gcms manterão patrulhamento a pé, de moto e bicicleta nas principais vias daquela região.

A ‘Operação Natal Seguro’ envolve, ainda, as vias de grande concentração comercial nos bairros e as imediações dos shoppings centeres. Mais viaturas circularão nesses locais, garantindo a segurança do consumidor.

Bem avaliada

Silvia Regina Antunes aproveitou a manhã para ir ao centro e já comprar algumas coisas. Moradora do Trujilo, disse que a sensação de segurança que as viaturas e os homens fardados passam é fundamental para que a pessoas consigam fazer suas compras no comércio. “É um período em que a gente fica mais preocupada em sair de casa, e saber que há poucos metros temos um policial para nos ajudar, se for preciso, é muito melhor”, disse.

Vindo do Cajuru, o casal Laynete Daiane Saldanha e Joelio Souza Silva, também aproveitou a manhã para ir às lojas. Para eles, não é só uma questão de sensação de segurança, é a certeza de que a delinquência diminui com a presença das autoridades. “Lá no Éden estavam acontecendo alguns furtos e roubos e, quando as viaturas começaram a circular mais, isso parou. Os bandidos ficam longe”, disse Joelio.

Laynete é a consumidora que tem consciência de também agir para evitar problemas em áreas com aglomerações de pessoas. Enquanto o marido segura Brayan, de apenas 4 meses, é ela quem leva as bolsas e as compras. “Os celulares estavam no bolsinho de trás. Na hora em que percebi o movimento passei tudo para frente e ando com a bolsa colocada. A gente também tem que ficar atento”, enfatizou.

Para ajudar o consumidor a se proteger, a Polícia Militar distribuirá folhetos com dicas de segurança tanto para quem vai às compras nesta época do ano, como para quem é dono de lojas e restaurantes. O exemplar poderá ser retirado junto às viaturas estacionadas na área central.

Para o sub-comandante da Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM), Gilmar Ezequiel de Oliveira, o papel do cidadão neste trabalho, também, é fundamental. Segundo ele, as pessoas precisam estar atentas às intenções maldosas, aguçar sua percepção para aquela sensação que temos, às vezes, de estar sendo seguidos. Outro alerta, é quanto à abordagens sem sentido por pessoas desconhecidas. O sub-comandante lembrou ainda, dos golpes que costumam ser aplicados, como do cheque e do bilhete premiado. “Qualquer pessoa que se aproxime contando histórias e oferecendo vantagens, na quase totalidade das situações, está prestes a cometer um delito”, mencionou.

Buscando oferecer maior segurança e conforto ao cidadão circulante da área central, sobretudo mediante o aumento no fluxo de pessoas por conta da aproximação das festas de Natal e ano novo. A estratégia de atendimento é manter viaturas estacionadas em pontos estratégicos e, com isso, garantir ao consumidor uma referência, já que as equipes da GCM ficam à disposição para orientação, auxílio e atendimento de ocorrências. “Assim, também, podemos garantir mais respeito aos pedestres no uso dos espaços e no trânsito nos passeios públicos, oferecendo a sensação de segurança de que o cidadão e até os comerciantes necessitam”, concluiu.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios