Tags

Responsável pela boa imagem das instituições e empresas, promovendo a comunicação interna e externa dessas organizações, a atividade de Relações Públicas está completando seu centenário no Brasil e, em Sorocaba, comemora os 10 anos da primeira turma de profissionais da área, formada pela Uniso (Universidade de Sorocaba).

Para celebrar essas datas e também o Dia Municipal dos Profissionais de Relações Públicas, a Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Luis Santos (Pros), realiza sessão solene nesta sexta-feira, 28, a partir das 19 horas, homenageando os profissionais da área.

“A atividade de relações públicas é natural das sociedades democráticas e fortalece a cidadania ao promover o diálogo entre as instituições e a população. Por isso, é importante valorizar o profissional de relações públicas, que, cada vez mais, tem um papel importante na sociedade, contribuindo para promover a responsabilidade social das empresas do setor privado e também para tornar mais transparente as políticas públicas”, enfatiza Luis Santos, justificando a homenagem aprovada pelo Legislativo.

O vereador foi um dos responsáveis pela aprovação da lei que obriga a administração pública de Sorocaba a contratar para o cargo de assessor de comunicação também profissionais da área de relações públicas, valorizando os cursos superiores de Comunicação Social como um todo. Luis Santos também é autor da Lei 10.665, de 16 de dezembro de 2013, que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal do Profissional de Relações Públicas, a ser comemorado anualmente no dia 2 de dezembro.

Eleito vereador pela primeira vez em 2008, Luis Santos, desde que assumiu o mandato, foi o primeiro parlamentar em Sorocaba a contratar uma profissional da área para o seu gabinete, convidando a relações públicas Claudia Albuquerque Volpe para compor a sua equipe e ser a responsável pelo setor de comunicação do seu mandato, cargo que continua exercendo com a reeleição do parlamentar em 2012.

A gênese da atividade de Relações Públicas no Brasil se deu em 1914, quando a empresa Light criou um serviço de atendimento ao público e à imprensa, sob o comando de Eduardo Pinheiro Lobo. Em 1954, os profissionais de relações públicas criaram a primeira associação nacional e, em 1967, a Universidade de São Paulo criou o primeiro curso de Relações Públicas.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios