Tags

, ,

O secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella, esteve na manhã desta quarta-feira (26) em Sorocaba para a instalação oficial e posse dos membros do Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp), da Região Metropolitana de Sorocaba.

O encontro deu-se no auditório do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e também contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, e de outras lideranças públicas.

Na ocasião, durante pronunciamento, o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) pediu a Grella a implantação de um sistema de videomonitoramento, ressaltando que a solicitação também seria importante e está nas intenções dos demais prefeitos da região, composta por 26 cidades.

O recurso trabalha por meio do Decta, que é uma forma inteligente de monitoramento de crimes do Estado, e que já é usada por órgãos de segurança do exterior, como Nova York.

Salientou que a principal preocupação é com o narcotráfico e que o Gamesp não serve apenas para centrar casos voltados à segurança, mas também para trabalhos sociais. Em resposta, o secretário destacou que outras RMs, como a do Vale do Paraíba, já usam o recurso, e reconheceu a importância do pedido, adiantando que será analisado.

Os Gamesps têm por objetivo a elaboração de planos estratégicos integrados de segurança, visando à prevenção, repressão e redução do crime e da violência, bem como implantar programas e ações para a atuação regional no que diz respeito a problemas relacionados ao crime e à violência.

São integrados por prefeitos representantes das cidades-sedes, líderes das polícias Civil, Federal e Militar, Ministério Público, Poder Judiciário e representantes da sociedade. Grella afirmou ainda que o gabinete da Região Metropolitana de Sorocaba será um grande fórum para debater a segurança.

Mesquita também se apoiou na ideia de que a implantação é mais um ponto positivo para as cidades que compõem a região de Sorocaba. “O novo projeto (gabinete) será em vista às necessidades de todos os municípios, não só de Sorocaba.

Temos de pensar em toda a floresta, não apenas em uma árvore.” Ele recordou que, com esse, o Estado de São Paulo ganha o sétimo gabinete, e que o Gamesp deve ser orientado por uma visão preventiva e trabalhar com uma política afirmativa e positiva.

O ex-prefeito e deputado federal eleito, Vitor Lippi (PSDB), disse acreditar que a união dos municípios, das polícias e das forças comunitárias é fundamental assim como todo o trabalho de gestão estratégica. “Essa gestão integrada permite uma eficiência das ações da polícia e, certamente, trará benefícios aos trabalhos de criminalidade.”

Fonte: Jornal Diário de Sorocaba

Anúncios