Tags

, ,

Com a solicitação do prefeito sorocabano Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) para que a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), composta por 26 municípios, seja contemplada com o sistema de videomonitoramento pelo sistema Detecta já em funcionamento em outras RMs, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Fernando Grella Vieira, e o subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, assinaram ontem na cidade o documento que oficializa o Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública (Gamesp). Sem sede física, a importância do Gabinete consiste em fazer com que as questões mais importantes relativas à segurança sejam debatidas a fim de se encontrar soluções para suas demandas.

A RMS é formada por 26 municípios, sendo 18 pertencentes à Delegacia Seccional de Sorocaba, e o restante à área abrangida pela Seccional de Itapetininga, mas cujo município não está inserido. A solenidade aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba. O secretário adjunto da Segurança Pública, Antonio Carlos da Ponte, também participou da solenidade. Todos os prefeitos da RMS também estiveram em Sorocaba.

De acordo com o secretário Grella, o Gabinete Metropolitano (Gamesp) tem o propósito de discutir as questões mais importantes, para que sejam debatidas e equacionadas, como, segundo ele, tem ocorrido nas RMs de Campinas e Vale do Paraíba.

Tanto Grella como o subsecretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, afirmaram que resultados positivos já são alcançados, destacando as Regiões Metropolitanas de Campinas e do Vale do Paraíba, onde, pela lei do desmanche, vem conseguindo reduzir os números de roubos e furtos de veículos devido ao cerco contra os receptadores.

O secretário Fernando Grella também disse que “segurança pública é um assunto não só de Polícia, pois a Constituição diz que segurança é dever do Estado, mas é responsabilidade de todos”, e comentou que os municípios têm participação direta nesse anseio por meio de áreas iluminadas, com infraestrutura, atividades recreativas e outras.

Fernando Grella se comprometeu em encaminhar o pedido de Pannunzio à Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Casa Civil e ao Prodesp.

Embora instalado oficialmente, o Gabinete não possui sede física, sendo bem provável que as reuniões ocorram no Parque Tecnológico de Sorocaba. Eles são constituídos por prefeitos representantes das respectivas unidades regionais, bem como por integrantes das polícias Civil, Militar e Federal, além do Poder Judiciário, do Ministério Público e representantes da sociedade civil. Mas ontem não havia ainda uma formação já definida, sabendo-se apenas que os titulares do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-7) e Comando de Policiamento do Interior (CPI/7), por abrangerem os 26 municípios, já seriam integrantes natos do colegiado.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios