Tags

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), inicia na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a edição 2014 da Campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo incentivar a realização de testes de HIV e sífilis. A ação serão realizada até o dia 5 de dezembro.

A campanha Fique Sabendo, realizada todo ano desde 2006 em Sorocaba, visa proporcionar o diagnóstico precoce e encaminhar pacientes ao tratamento antes da manifestação da Aids, mas também orientar sobre a prevenção da doença.

No ano passado, durante a campanha, foram realizados 998 testes no total. Neste ano, de acordo com a coordenadora do Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), Isis Câmara Teixeira, a meta é atingir os 1.500.

Onde buscar o teste?

Durante a campanha Fique Sabendo 2014, os testes serão realizados em 35 unidades da Rede Municipal de Saúde durante o período da campanha. As 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade oferecerão os testes de HIV e sífilis de segunda a sexta-feira, até as 16h.

O Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) também oferecerá os testes das 7h às 16h. Durante o período da campanha, o Centro Coas estará realizando testes rápidos para HIV e sífilis, das 7h30 às 16h30.

Os Ônibus da Mulher e do Homem também participarão das atividades do Fique Sabendo, oferecendo os testes convencionais para HIV e sífilis nos dias 1º e 2 de dezembro na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A barraca inflável do Coas também estará na praça, onde uma equipe passará orientações e distribuirá insumos de prevenção.

Neste ano, o câmpus local da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) é parceiro do Programa DST/Aids no Fique Sabendo e estará colhendo os exames dos alunos interessados. Aqueles que realizarem o teste serão orientados a procurar o Coas para buscar o resultado e saber mais sobre o tema.

Desde 2006, quando foi criada a campanha Fique Sabendo, o teste foi descentralizado em Sorocaba e está disponível durante o ano todo em todas os 31 UBSs da cidade, no Ônibus da Mulher, no Ônibus do Homem, no Same (Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência) e no Coas (Rua da Penha, 770, Centro).

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios