Tags

Mantendo a tradição de celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro de cada ano, a Câmara Municipal de Sorocaba realizou sessão solene com esse objetivo na noite de terça-feira, 19, por iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB), proponente da homenagem todos os anos.

A solenidade, além de apresentações artísticas, contou com a presença de várias autoridades e de representantes do movimento negro. O presidente da Câmara Municipal, vereador Claudio Sorocaba I (PR), também esteve presente e presidiu os trabalhos.

Além do presidente da Casa e do proponente da sessão solene, a mesa principal também foi composta pela secretária municipal de Cultura, Jaqueline Gomes, representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio; a presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Marilda Correa; o tenente Souza, representando o comandante do 7º BMP-I, coronel Ramos; e a pedagoga Mariana Martha de Cerqueira Silva, que é mestre em Educação pela UFSCar, pesquisa relações étnico-raciais e colabora com o Centro Cultural Quilombinho e a Creche Especial Maria Claro.

Durante a solenidade, receberam homenagens diversas pessoas que contribuíram com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e com a Coordenadoria de Igualdade Social. São elas: Aldo Francisco Gallo, ex-presidente do Rotary Centenário de Sorocaba e colaborador do Quilombinho; Ana Maria Souza Mendes, representante do Quilombinho e coordenadora do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Uniso; Bruna Braga Silva, presidente e mestre de bateria da Escola de Samba Estrela da Vila; Caio Vinícius Rocha, membro do Conselho do Negro e representante da Escola de Samba Furiosa Real; Gisele Leite Pinto, servidora da Funserv.

Também foram homenageados: José Carlos dos Santos, ex-presidente do Clube 28 de Setembro e presidente da Escola de Samba 28 de Setembro; Josemar Aguiar Pereira, presidente da Associação Desportiva e Cultural Capoeira Emboscada; Lucimara Aparecida Feliciano Rocha, coordenadora da Igualdade Racial; Reinaldo dos Santos, intérprete de MPB; reverendo José Correa Almeida, da 5ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba; e Rosana Batista Monteiro, coordenadora do curso de Pedagogia da UFSCar.

Também foram homenageados a atual presidente e os ex-presidentes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra: Ademir de Barros Santos, capitão João Paulo Rolim Marques, Marcio Roberto dos Santos, Jefferson Adriano Valladares e a atua presidente Marilda Aparecida Correia. Também houve apresentações do Mestre Baianinho, com “Navio Negreiro” e “Roda de Samba”.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios