Tags

Começa nesta quarta-feira (1) a temporada de apresentações do grupo de Teatro Educativo da Guarda Civil Municipal (GCM), que atende aos alunos da Rede Municipal de Ensino há 21 anos (16 de fato, pois houve uma interrupção de cinco anos no projeto).

As apresentações acontecem no auditório do Sest/Senat, no Alto da Boa Vista, até o dia 14 de outubro, sempre às 8h30, 10h20 e as 13h30, celebrando o Mês da Criança. O tema deste ano é “Mais Informação, Um Futuro de Prevenção”, que trata de questões como combate à dengue, cuidados com o meio ambiente, cidadania, a conscientização contra o uso de cerol e alerta para os perigos na Internet, trata sobre higiene e tantos outros aspectos que envolvem o cotidiano das crianças. O texto é de autoria da escritora Iraci de Oliveira Camargo.

O grupo do Teatro Educativo da GCM nasceu pelas mãos dos integrantes da corporação que fazem parte do Grupo de Formação Cidadã (GFC). Todos atuam voluntariamente e, a cada temporada, novos parceiros são agregados ao time da alegria. A atividade faz parte das competências das guardas civis no desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em sintonia com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Um levantamento realizado pela GCM, indica que, ao longo desses 16 anos, cerca de 150 mil crianças participaram das atividades que se fundamentam, também, na aproximação com a comunidade.  Em 2014, mais de 7 mil crianças assistiram às apresentações do Teatro Educativo.

O elenco é formado por Sérgio Roberto Dias; Lice Maria da Silva; Glaucia Aparecida de Barros; Josiani Antunes Salgado Pires; Elaine Cristina da Silva; Álvaro José Castonho Borges; Amauri de Camargo Neto; Joelma Sonia da Silva Oliveira; Rafael Rodrigues Camargo, Paulo Pena e Laerte Silva Serafim. São também os GMCs que cuidam da confecção do cenário, sonoplastia e iluminação.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias