Tags

O Terminal São Paulo ganhou um colorido especial. O espaço público recebeu a intervenção artística da Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida e ganhou um mural sobre o tema “Mobilidade Urbana”, entregue ontem oficialmente como uma das atividades da Semana Nacional de Trânsito de Sorocaba.

O mural mede 30 metros de largura por 2 metros de altura e fica na plataforma 3 do terminal, próximo aos pontos I e J e levou 10 dias de trabalho para ser finalizado. A iniciativa contou com o apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, que cedeu o espaço e deu apoio para que a ação fosse realizada, e parceria da Concessionária CCR Viaoeste.

O painel mostra duas situações: de um lado pessoas em seus automóveis particulares, numa situação demonstrada por tons de verde, cinza e marrom. Do outro, pessoas caminhando e utilizando o transporte público, representadas por cores alegres, muitas flores e céu azul.

Para compor o mural foram utilizadas 60 cores diferentes que somaram 18 litros de tinta Látex Acrílica, 10 litros verniz Acrílico e 30 bisnagas de pigmento.

Participação dos usuários e funcionários

Além dos sete arte educadores da Pintura Solidária e de usuários do transporte coletivo que aguardavam seus ônibus no terminal, a atividade também contou com a participação de funcionários da Urbes e das empresas de ônibus STU e Consor, que colaboraram voluntariamente com a ação. “Contribuir através da pintura para o processo de conscientização foi uma experiência nova e muito gratificante, pois foi possível observar a reação positiva e de admiração das pessoas que frequentam aquele espaço. O colorido de cores forte e vibrantes trouxe muita alegria àquele local”, destacou Marcia Regina Santos, da Associação.

A ação faz parte do Projeto Cores da Solidariedade projeto que tem como um dos patrocinadores a CCR Viaoeste, através de Leis de Incentivo Fiscal do Ministério da Cultura (Leia Rouanet). É a continuação da atividade iniciada em 2013 com as oficinas de pintura em cidades da região (Cotia, Alumínio, Mairinque, São Roque, Votorantim). Todas as cidades tiveram espaços pintados.

Semana Nacional do Trânsito

Sempre entre os dias 18 e 25 de setembro acontece a Semana Nacional do Trânsito, que constitui um dever dos órgãos componentes do Sistema Nacional de Trânsito no qual se estabelece um período destinado à promoção de ações educativas, de maneira padronizada e maciça. Neste ano o tema escolhido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) – é “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” em que a conscientização será focada no respeito à pessoa em seu estado natural, ou seja, caminhando. A Urbes realizará uma série de atividades durante esse período.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias