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16º Seminário Internacional de Educação – V Fórum Educa em Ação

II Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Fazeres e Saberes do Cotidiano Escolar: desafios do contemporâneo

Data: 31 de outubro e 01 de novembro de 2014

O cotidiano é aquilo que nos é dado cada dia (ou que nos cabe em partilha), nos pressiona dia após dia, nos oprime, pois existe uma opressão no presente. […] O cotidiano é aquilo que nos prende intimamente, a partir do interior. É uma história a caminho de nós mesmos, quase em retirada, às vezes velada. […] Talvez não seja inútil sublinhar a importância do domínio desta história “irracional”, ou desta ‘não história’ como o diz ainda A. Dupont. “O que interessa ao historiador do cotidiano é o Invisível (…)

Michel de Certeau

Ao compreender a formação continuada como um processo de caráter renovador que articula diferentes aspectos do Desenvolvimento Profissional, a Secretaria da Educação promove o 16º Seminário Internacional de Educação.

Neste ano, o Seminário congrega também dois outros encontros formativos, visando compartilhar estudos e experiências: V Fórum Educa em Ação e II Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Fórum Educa em Ação, em sua quinta edição, mantém seus objetivos iniciais de intercâmbio de ideias e divulgação de experiências

pedagógicas da rede municipal de ensino de Sorocaba. Pelo segundo ano consecutivo, o Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) compartilha as práticas de alfabetização desenvolvidas pelos professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.

E, deste modo, sintetiza como objetivos específicos

  • Debater políticas e pesquisas educacionais;
  • Oportunizar espaço de formação continuada;
  • Aprofundar as discussões sobre as temáticas advindas do cotidiano escolar; e
  • Valorizar os profissionais da Educação.

Assim, a temática proposta nesta edição é um desdobramento dos processos de reflexão contínuos realizados pelas instituições educacionais em diferentes momentos de planejamento realizados ao longo do ano.

Portanto, sob a temática, Fazeres e Saberes do Cotidiano Escolar: desafios do contemporâneo, o evento estrutura-se em eixos que, por sua vez, desdobram-se em conferências, mesas-redondas, relatos de experiências, painéis e mostra fotográfica.

Eixos Temáticos

EIXO 1: COTIDIANO ESCOLAR ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: concepção de alfabetização e letramento em todas as áreas do conhecimento.

EIXO 2: COTIDIANO ESCOLAR DIVERSIDADE E INCLUSÃO: educação dos direitos humanos; políticas de inclusão; necessidades educacionais especiais e altas habilidades/superdotação;

atendimento educacional especializado; educação para a diversidade; igualdade sexual e de gênero; educação de jovens e adultos; educação para as relações étnico-raciais.

EIXO 3: COTIDINAO ESCOLAR E CURRÍCULO: fundamentos epistemológicos e culturais; gestão curricular; práticas educativas; avaliação educacional; educação em tempo integral.

EIXO 4: COTIDIANO ESCOLAR E DESAFIOS DO CONTEMPORÂNEO: violência da e na escola; sociedade tecnológica; sociedade líquido-moderna; sociedade de consumo; identidade docente; pedagogias participativas; meio ambiente e sustentabilidade.

EIXO 5: GESTÃO DO COTIDIANO ESCOLAR: democracia, gestão democrática; planejamento educacional e escolar, gestão de aprendizagem; gestão de relações; gestão de informação,

comunicação e tecnologia; gestão administrativa.

EIXO 6: COTIDIANO ESCOLAR INFÂNCIAS E JUVENTUDES: culturas infantis na educação infantil e no ensino fundamental; culturas juvenis no ensino fundamental; ensino médio e EJA.

Público Alvo: Professores, orientadores pedagógicos, diretores, supervisores de ensino, profissionais da educação, estudantes de cursos de Licenciatura, e demais interessados.

Normas e inscrição

  1. Formas de Participação

1.1 inscrição individual de ouvinte (profissionais da educação da rede municipal e público em geral); ou

1.2 inscrição para apresentação de trabalhos (profissionais do magistério da rede municipal )

1.1 Participação como Ouvinte:

Os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Sorocaba poderão participar do evento como ouvintes, desde que se inscrevam no evento conforme data a ser divulgada

no site da Secretaria da Educação. Os demais interessados também poderão participar como ouvintes conforme cronograma divulgado no site da SEDU.

1.2 Participação com Apresentação de Trabalhos (comunicação oral ou pôster)

Os profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Sorocaba poderão apresentar trabalhos no V Fórum Educa em Ação e no II Seminário Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Inscrição de trabalhos

1.2.1 V FÓRUM EDUCA EM AÇÃO: apresentação de comunicação oral nos EIXOS 2,3, 4 5 e 6

Apresentação de Comunicação oral: Caracteriza-se como comunicação oral, apresentação de trabalho que envolva discussão de ideias e métodos, troca de experiências e/ou resultado de pesquisa, com duração de até 10 minutos. A estrutura de uma comunicação oral deve ser constituída por 4 partes: introdução, justificativa, metodologia e considerações finais.

Os trabalhos aprovados nessa modalidade deverão ser apresentados por um dos autores, conforme programação do evento. O debate dos trabalhos acontecerá ao final de cada sessão.

Inscrição: O (s) autor (es) responsável(is) deverá(ão) fazer a inscrição, de até dois trabalhos em eixos diferentes, na modalidade Comunicação Oral. Serão aceitos, no máximo, cinco autores em cada trabalho. A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, na forma on-line pelo endereço, forumeduca2014@gmail.com, impreterivelmente até 21/09/2014, por meio da apresentação de um resumo (até 1600 caracteres com espaço), em Word e apontando no texto o eixo no qual o trabalho se vincula. A digitação e formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:

  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho: 12;
  • Papel tamanho: A4;
  • Margem superior e inferior: 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita: 3cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5cm;
  • Alinhamento: justificado;
  • Título em maiúsculo/negrito centralizado;
  • EIXO:
  • Nome(s) do(s) autor(es): segunda linha após o título, com hífen, instituição(ões) e e-mail entre parênteses, com alinhamento à direita. Resumo deverá vir na segunda linha, após o nome do(s) autor(es), contendo até 1600 caracteres com espaço, em parágrafo único, espaço simples, além de 3 a cinco palavras chave.

1.2.2 II SEMINÁRIO LOCAL PACTO NACIONAL PELA ALFABETIÇÃO NA IDADE CERTA. (PNAIC): apresentação de pôster no EIXO 1

Apresentação de Pôster: Caracteriza-se por pôster a discussão de idéias e métodos, bem como a divulgação de experiências. O texto deverá apresentar: o título fonte 90, negrito; para os subtítulos, utilize fonte 72, bem como autor(es) e instituição em que atua.

O restante do pôster deve conter: introdução, metodologia, resultados, considerações finais e referências bibliográficas. As dimensões dos pôsteres não devem ultrapassar o limite de 90cm de largura por 120 cm de comprimento.

Os trabalhos aprovados nessa modalidade deverão ser apresentados por um dos autores, conforme programação do evento. O horário estabelecido para apresentação deverá ser seguido com rigor. Durante esse período, o (s) autor (es) deverá (ão) ficar à disposição dos participantes para esclarecimentos.

Inscrição: Cada turma deverá fazer a inscrição de até dois trabalhos no eixo Cotidiano Escolar, Alfabetização e Letramento. Serão aceitos, no máximo, cinco autores em cada trabalho. A inscrição deverá ser realizada, exclusivamente, na forma on-line pelo endereço, seminariopnaic2014@gmail.com, impreterivelmente até 21/09/2014, por meio da apresentação de um resumo (até 1600 caracteres com espaço), em Word. A digitação e formatação do texto devem seguir as orientações abaixo:

  • Fonte: Times New Roman;
  • Tamanho: 12;
  • Papel tamanho: A4;
  • Margem superior e inferior: 2,5 cm;
  • Margem esquerda e direita: 3cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5cm;
  • Alinhamento: justificado;
  • Título em maiúsculo/negrito centralizado;
  • Nome(s) do(s) autor(es): segunda linha após o título, com hífen, instituição(ões) e e-mail entre parênteses, com alinhamento à direita. Resumo deverá vir na segunda linha, após o nome do(s) autor(es), contendo até 1600 caracteres com espaço, em parágrafo único, espaço simples, além de 3 a cinco palavras chave.

2 Dos Critérios para Validação: O Comitê Científico será responsável por analisar, no período de 22 a 30 de setembro, os resumos enviados na(s) modalidade(s) indicada(s), tendo como critérios as normas estabelecidas, a pertinência da temática e sua articulação ao eixo indicado, além da formatação, clareza do texto e correção de linguagem. A lista dos trabalhos aprovados será divulgada no site da Secretaria da Educação no dia 06 de outubro.

Fonte: Jornal do Município em 29/08/2014

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