Tags

A Comissão Especial da Câmara Municipal em prol da implantação da Universidade Federal de Sorocaba (UFSor) reuniu-se na tarde desta terça-feira, 19, com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio para discutir a possibilidade e o interesse do Executivo na constituição da unidade. Estiveram também presentes professores e técnicos da Universidade Federal de São Carlos que apoiam a ideia de criar a UFSor a partir do campus da UFSCar existente na cidade.

Os vereadores Izídio de Brito (PT) – presidente da comissão – Luis Santos (Pros), Anselmo Neto (PP) e Neusa Maldonado (PSDB) apresentaram ao prefeito as vantagens do projeto. “As metas estabelecidas para o campus da UFSCar em Sorocaba não foram atingidas. Há a possibilidade de emancipar a universidade e ela deve ser aproveitada. Isso facilitaria sua expansão e beneficiaria toda a região metropolitana”, disse Izídio.

Segundo os professores, o governo federal irá abrir uma nova rodada de expansão das instituições federais de ensino superior, então surge a oportunidade de aproveitá-la para dar à universidade maior autonomia e criar identidade com a região. “Se emanciparmos, teremos muito mais agilidade e controle”, argumentaram.

Pannunzio considerou legítimo o debate da questão, disse que os argumentos apresentados são fantásticos e também vislumbrou vantagens para a cidade, porém ponderou que para levar o projeto adiante é indispensável apoio do governo federal e dentro da UFSCar. “Essa pretensão é viável, porém muito difícil se for contra a própria UFSCar e se não houver apoio em Brasília”. O prefeito aconselhou que agora o debate seja levado para dentro da universidade.

A Comissão: Quando foi criado em Sorocaba o campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2006, seu plano diretor já previa que ele se tornasse a futura Universidade Federal de Sorocaba, o que até agora não ocorreu. “O que queremos é proporcionar o debate junto da sociedade para a viabilização ou não da criação da nossa universidade, cumprindo com nosso papel”, afirmou Izídio de Brito.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios