Tags

Nesta segunda-feira (2), das 8h30 às 12h, será realizado gratuitamente o Tour do Rio Sorocaba. Em um ônibus, os participantes percorrerão um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a Estação de Tratamento de Esgoto S1, em Sorocaba, conhecendo os aspectos históricos e ambientais do Rio Sorocaba.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a atividade de Educação Ambiental faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e tem como objetivo sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba.

Com saída às 8h30 do Parque da Biquinha, no Jardim Emília, os participantes vão percorrer de ônibus um trecho que vai da Cachoeira da Chave, em Votorantim, até a Estação de Tratamento de Esgoto S1, passando pela Cachoeira dos Guimarães, antiga usina a diesel da Cianê e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Em cada parada, serão abordadas as questões ambientais e as curiosidades de cada local. Na barragem da Represa de Itupararanga, os participantes receberão informações sobre a importância da criação da APA de Itupararanga, os aspectos legais e os impactos ambientais presentes no local. Na Cachoeira da Chave, os participantes apreciarão um local com águas limpas, bem próximo ao Centro de Votorantim.

Na usina, o grupo observará o registro da maior enchente que Sorocaba sofreu: janeiro de 1929, quando a água do rio atingiu a metade do prédio. Por último, na ETE S1, os participantes terão a oportunidade de conhecer a maior estação de tratamento de esgoto da cidade e receberão informações sobre o programa de despoluição do Rio Sorocaba, bem como a importância do tratamento de esgoto realizado pelo Munícipio.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios