Tags

A Prefeitura de Sorocaba vai implantar o programa Futuro Cientista – Aprendizado pela Descoberta. O objetivo é proporcionar aos jovens das comunidades vulneráveis, que se encontram em situação de risco social, a oportunidade de inserção, reinserção e permanência proativa na comunidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vem desenvolvendo o projeto Futuro Cientista – Aprendizado pela Descoberta, promovendo a realização de atividades junto aos adolescentes assistidos participantes do Pró Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e das unidades de Territórios Jovem. O projeto tem grande aceitação e o número de participantes tende a aumentar consideravelmente, motivo pelo qual foram realizados estudos técnicos junto a este público, os quais apontam as atividades realizadas como fonte de conhecimento individual, coletivo e comunitário.

A partir desta grande procura, constatou-se a necessidade de busca parceria com instituições de ensino especializado, com profissionais capacitados para suprir a demanda. Foi identificado que a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI/Ufscar), como sendo a instituição que melhor atingiu os objetivos do projeto: o de levar à população jovem, a oportunidade de desenvolver atividades que lhes proporcionem o resgate da cidadania, do conhecimento, da convivência comunitária.

Por meio da realização de oficinas temáticas, o projeto pretende estabelecer relacionamento para melhor conhecer os fundamentos técnicos e científicos de atividades investigativas, envolvendo o poder público, rede educacional, iniciativa privada, sociedade organizada e principalmente a comunidade jovem, no sentido de formar uma rede onde seus integrantes estarão conectados horizontalmente a todos os demais. Todos serão corresponsáveis, para que através desta rede, possam promover o desenvolvimento individual, familiar e comunitário dos jovens participantes do projeto e consequentemente sua capacidade e interesse pelo conhecimento.

As ações a serem empreendidas visam à promoção e a inclusão social, por meio de oficinas e atividades em diversas áreas, de forma articulada entre população jovem, comunidade acadêmica, incentivando a construção ativa da cidadania. Pretende-se com a implantação de tais ações, difundir e incentivar a pratica da leitura, da investigação técnica e teórica, além de propiciar o conhecimento em diversas ciências, estimulando o raciocínio, o pensamento crítico, além da formação de cidadãos conscientes e participativos.

Para realizar o programa será necessário fazer um convênio por meio de lei com a FAI/Ufscar. O projeto que autoriza o convênio já está em tramitação na Câmara Municipal.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios