Tags

, , ,

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve cinco vezes em Sorocaba no ano passado. As visitas serviram para inaugurar obras e liberar verbas para investimentos na cidade. Três delas ocorreram entre fevereiro e março e as outras duas em dezembro, no intervalo de 20 dias.

O representante do executivo estadual também saiu do Palácio dos Bandeirantes para dar uma passada em 11 municípios da região, em seis eventos distintos distribuídos em 2013.

A peregrinação de Alckmin pela região ocorreu no ano anterior ao das eleições para o governo do Estado de São Paulo. Ele já é pré-candidato ao cargo.

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) é um crítico da forma como ocorrem esses constantes encontros. “Infelizmente as várias visitas do governador a Sorocaba e região não representam grandes e reais melhorias para a população. Ele simplesmente vem, convoca e imprensa e reitera as mesmas promessas dos últimos anos, que sempre sofrem atrasos e mudanças no prazo de execução e entrega”, comenta.

Hamilton cita como exemplo o Poupatempo, que levou quase dez anos para ser entregue e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), inaugurado no fim do ano passado após pressão popular. “Que as demais promessas, como a duplicação da SP-264 e da SP-79, entre outras, não sirvam apenas de palanque eleitoral”, completa.

Já a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) diz que essa é uma prática comum de um estadista voltado para o bem da população. “Nós só temos que agradecer o olhar do governador voltado para a região”, conta.

Segundo Maria Lúcia, o grande número de visitas no ano passado coincide com o importante momento que Sorocaba tem vivido com a região metropolitana. “Todas as visitas foram para anunciar grandes obras e investimentos. Em 2014 não será diferente. O governador deve inaugurar a Arena Multiúso e mais um grande hospital para a região”, diz.

Na opinião do deputado estadual Carlos Cezar (PSB), o grande número de visitas do governador mostra a importância que a região assumiu nos últimos anos. “Tivemos grandes investimentos do governo do Estado, como mais recentemente a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Sorocaba, a duplicação da SP-264, a entrega de ambulâncias e moradias populares”, relata.

“Como líder da bancada do PSB na Assembleia Legislativa reafirmo minha confiança no trabalho sério do governador Alckmin e avalio que a maior importância está na chegada de recursos”, completa.

A primeira visita de Alckmin em Sorocaba ocorreu em 2 de fevereiro. Ele inaugurou a sede da Base de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, a terceira unidade da Escola Técnica Estadual (Etec) na cidade e assinou a autorização para a construção de 3.296 unidades habitacionais.

Passados 23 dias, Alckmin retornou a Sorocaba para anunciar a liberação de R$ 19 milhões para a construção de cinco escolas estaduais. O governador esteve ainda na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) para a inauguração de laboratórios multidisciplinares de tecnologia da informação e de automação industrial.

Na sequência, em 6 de março, Alckmin informou o investimento de R$ 8,27 milhões em um pacote de obras de ampliação no aeroporto Luiz Bertram Leupolz.

Alckmin retornou à cidade somente em dezembro. No dia 3, deu o pontapé inicial para a duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264). Subiu em um trator, tirou fotos com a população, mas até agora a obra não começou.

Na antevéspera do Natal, Alckmin entregou o quinto Ambulatório Médico de Especialidades (AME) da região e o 51º do estado de São Paulo. Também disponibilizou 11 novas vans para o transporte de pacientes entre unidades do Sistema Único de Saúde(SUS) da região, além de assinar o projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Sorocaba.

Em um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, publicado em 6 de janeiro, Alckmin esteve 18 vezes na região administrativa de Sorocaba durante o segundo semestre de 2013. A agenda foi mais cheia nas regiões Metropolitana de São Paulo (161), Campinas (28), São José dos Campos (20), São José do Rio Preto (19).

A região metropolitana de Sorocaba engloba 79 municípios.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Anúncios