Tags

Após período de sete meses de avaliações, a Prefeitura de Sorocaba protocolou junto ao Corpo de Bombeiros solicitação de análise do projeto técnico que permitirá ao Paço Municipal atender todas as exigências de segurança previstas pela corporação.

Após aprovação do referido projeto, a Prefeitura dará início às adequações necessárias para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

De acordo com o chefe da divisão de Segurança e Saúde Ocupacional da Prefeitura, Carlos Alberto Carvalho, a expectativa é de que as adequações no Paço Municipal ocorram cerca de doze meses após a liberação do projeto por parte dos Bombeiros.

Carvalho explica que dentre as intervenções necessárias no Paço destacam-se a implantação de escada de emergência ligando a lateral esquerda do primeiro andar do prédio (região onde atualmente se encontram setores como a Secretaria da Fazenda e a Corregedoria Geral do Município) ao estacionamento, uma vez que este é a única extremidade do prédio que não dá acesso direto às escadas. Outra medida importante será a implantação de portas corta-fogo em todos os acessos às escadas.

O chefe do setor de Segurança e Saúde Ocupacional destaca que o atual sistema de hidrantes será substituído por um modelo mais moderno e eficiente, alimentado por um reservatório de água construído exclusivamente para essa finalidade. “Além disso, serão instalados extintores de incêndio em pontos estratégicos de todo o prédio”, comenta.

Para facilitar o fluxo de pessoas em caso de incidente que exija uma rápida desocupação do prédio, já está sendo reorganizado todo layout funcional do prédio, que deixará de ter divisórias altas limitando as áreas internas dos departamentos, que por sua vez contarão com mobiliário padronizado formando estações de trabalho ladeadas por corredores que permitirão acesso mais rápido às saídas de emergência. “Todo o Paço ganhará placas informativas e novo sistema de luzes de emergência, além de um gerador que evitará o desabastecimento de energia no dia a dia e garantirá o bom funcionamento dos dispositivos elétricos de segurança em caso de sinistro”, explica Carlos Carvalho.

O responsável pela Segurança e Saúde Ocupacional dos funcionários da Prefeitura de Sorocaba informa que também já está sendo iniciado o processo de criação de uma Brigada e Segurança entre os funcionários do Paço, grupo que receberá treinamento específico para auxiliar na evacuação do prédio, bem como na minimização de danos em casos de incidentes no local de trabalho.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios