Tags

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio presidiu, na manhã desta quarta-feira (4), a solenidade em homenagem aos 26 anos de fundação da Guarda Civil Municipal (GCM), realizada no Teatro Municipal.

Durante a cerimônia, foram homenageados GCMs, que completaram 25 anos na corporação, e também outros seis, que receberam promoção por Ato de Bravura.

Os GCMs Castro, Juscelino, Cortez, Nestor, Schudeler e Borges, que resgataram dois homens que eram arrastados numa enxurrada, durante um temporal, em Sorocaba, dia 9 de março deste ano.

Esta ação inclusive foi ao encontro do que o prefeito falou, em seu discurso, de que a GCM tem como função primordial cuidar do patrimônio municipal, “mas o patrimônio mais importante do Município é a sua gente, o seu povo”. Pannunzio lembrou do crescimento da corporação e da abertura para o ingresso de mulheres na carreira.

Outra homenagem na solenidade, por iniciativa da própria corporação, foi ao ex-prefeito Paulo Mendes, o criador da GCM, na época só Guarda Municipal. Paulo Mendes afirmou que hoje a corporação é referência nacional e tem o respeito da população.

O comandante da GCM, Benedito Zanin, anfitrião da solenidade destacou as ações realizadas e coube à vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, ressaltar a parceria da corporação em projetos sociais, “mostrando o comprometimento social da GCM de Sorocaba”. Para o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, os convites que o comandante Zanin recebe para palestras e treinamentos em outras cidades até mesmo de outros Estados “mostram o valor da nossa GCM”.

Na solenidade, o prefeito informou que está sendo realizado um estudo prevendo promoção aos GCMs dentro da carreira. Projeto de lei neste sentido deverá ser encaminhado à Câmara no começo do próximo ano.

Além de Pannunzio, da vice-prefeita Edith Di Giorgi, Paulo Mendes e o comandante da GCM, integraram a mesa o secretário João Leandro, o delegado da Delegacia de Ingestigações Gerais (DIG), José Humberto Urban Filho, o vereador Fernando Dini, o comandante da 14ª CSM, coronel Renato Ivo e o ex-prefeito Vitor Lippi. Também prestigiaram os vereadores Luis Santos, Muri de Brigadeiro e Anselmo Neto, bem como o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sérgio Ponciano.

Após a cerimônia, houve ainda a palestra de Osmar Ventris, diretor de Trânsito de Cerquilho e renomado autor e defensor das Guardas Municipais. O tema foi “as Guardas Municipais no cenário da Segurança Pública”.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios