Tags

O Pronto-Socorro Municipal, que funciona na Santa Casa de Sorocaba, mudará a forma de atendimento à população a partir deste domingo, dia 1º de dezembro.

O PS encerrará os atendimentos à chamada livre demanda e ficará acessível apenas aos pacientes encaminhados das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e dos Pronto-Atendimentos (PAs), pela Central de Regulação de Urgência e Emergência do município.

A alteração da forma de atendimento do Pronto-Socorro Municipal faz parte da reestruturação do sistema de atendimento às urgências no município.

De acordo com a médica Áurea Iscaro Andrade, coordenadora técnica da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o PS atenderá as mesmas especialidades atualmente, porém, a maneira como o paciente chegará até o PS é que vai mudar.

“O paciente que realmente precisar de atenção hospitalar ou internação será encaminhado ao PS da Santa Casa via Samu-192 ou pela Central Municipal de Regulação”, explica.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são a porta de entrada para o paciente no sistema de Saúde. Para os casos de urgência e emergência, a população deve procurar as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Pronto-Atendimentos (PAs).

“Se o paciente necessitar de internação será encaminhado ao PS Municipal”, reforça Áurea.

“O PS será preservado para os casos mais graves e que necessitem internação. Em contrapartida, com a reestruturação do atendimento nas UPHs Zona Norte e Zona Oeste, estas unidades estão capacitadas para resolver melhor os casos que ali chegam e encaminhar ao PS apenas o que realmente têm necessidade de internação”, completa.

A população da Zona Leste não ficará desassistida com a alteração do sistema de funcionamento do PS Municipal, pois o atendimento por demanda espontânea já é realizado 24 horas na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste, localizada na avenida Nogueira Padilha, próximo à Rodovia Raposo Tavares.

Endereço e especialidades de cada unidade

Pronto-Socorro Municipal
Serviço: Atende apenas pacientes encaminhados das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Pronto-Atendimentos (PAs) e pela Central de Regulação de Urgência e Emergência do município. Especializado em ortopedia, pediatria e clínica médica.
Endereço: avenida São Paulo, 750, bairro Árvore Grande – ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba

Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte
Serviço: Atende somente pacientes adultos
Endereço: avenida Itavuvu, 101, no Jardim Ana Maria

Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste
Serviço: Atendimento pediátrico
Endereço: avenida General Carneiro, 1.670, na Vila São Caetano

Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste
Serviço: Atendimento misto, tanto pediátrico quanto adulto
Endereço: avenida Nogueira Padilha, 2.585, Vila Hortência

Pronto-Atendimento do Éden
Endereço: rua Salvador Leite Marques, 933, Éden

Pronto-Atendimento do Laranjeiras
Endereço: rua Sônia Bernuncio, 24, Parque das Laranjeiras

Pronto-Atendimento de Brigadeiro Tobias
Endereço: rua Ana Gomes Corrêa, 55, bairro Brigadeiro Tobias

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias