Tags

,

A UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Norte não terá atendimento pediátrico a partir desta sexta-feira (1º). O anúncio foi feito oficialmente nesta quinta-feira (31) pelo secretário de Saúde, Armando Raggio, durante coletiva de imprensa.

A UPH da Zona Oeste, localizada na avenida General Carneira, irá concentrar os atendimentos pediátricos (crianças menores de 12 anos). Já a da Zona Norte, na confluência entre as avenidas Itavuvu e Ipanema, contará com médicos clínicos gerais para atender as demais faixas etárias. A estratégia faz parte de uma reorganização do Sistema de Urgência e Emergência que vem sendo realizada pela secretaria.

Segundo Raggio, atualmente 31 pediatras plantonistas atendem nas duas UPHs. Eles se dividem entre as duas unidades em escalas de 24 horas de trabalho. Com a centralização dos atendimentos pediátricos na Zona Oeste, eles trabalharão no mesmo local. “Com esta concentração das especialidades vamos aumentar o número de leitos de observação, intensificar os recursos terapêuticos e evitar as falhas na escala de plantão”, explica.

Ele afirma que a divisão foi motivada por uma falta de pediatras plantonistas. “Não conseguimos ampliar as equipes mesmo com a realização de concursos públicos. É uma decisão que será constantemente aperfeiçoada. Não adianta atender precariamente em duas unidades com equipes reduzidas”.

A coordenadora técnica da secretaria de saúde, Aurea Iscaro Andrade, explica que após estudos, foi detectado que hoje a Zona Oeste já concentra a maior parte dos atendimentos pediátricos. “Levamos em conta ainda os dados do IBGE da população de 0 a 11. Assim chegamos a conclusão de que esta região possui uma maior demanda para este tipo de atendimento”.

Os moradores da Zona Norte que precisarem de atendimento pediátrico de urgência e emergência terão como opção o PA (Pronto Atendimento) Laranjeiras, que também atende crianças. Caso algum morador se dirija à UPH Zona Norte precisando de atendimento pediátrico de urgência e emergência, uma ambulância do Samu estará a disposição para o transporte até a unidade na avenida General Carneiro ou ao Pronto Socorro.

Durante a coletiva, o secretário Armando Raggio reforçou que a unidade da Zona Leste, localizada no final da avenida Nogueira Padilha, continuará com o atendimento para crianças e adultos.

Fonte: Jornal Ipanema