Tags

, ,

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (22), a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), deu posse aos integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) para o biênio 2013/2015. O evento aconteceu no auditório da Sedes.

“Este conselho tem um papel cada vez mais importante para a efetivação das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Vocês têm um grande desafio para levar essa importante bandeira, darem a opinião e discutir essas questões”, destacou a vice-prefeita.

Edith aproveitou também para falar sobre as sete coordenadorias da Secretaria de Desenvolvimento Social, criadas a partir da reforma administrativa. “Uma delas é a Coordenadoria de Atenção ao Deficiente Físico, que tem o papel de discutir a questão junto com o conselho, definindo as prioridades e levando essa discussão às diversas áreas da administração municipal e do conselho”, explicou.

A vice-prefeita ainda fez questão de salientar que Sorocaba precisa melhorar bastante nas questões que envolvem as pessoas com deficiência. “Além de termos poucas políticas públicas para o segmento, precisamos fazer a lição de casa e melhorar a acessibilidade dos nossos próprios municipais”, declarou. “Precisamos avançar e não conseguiremos fazer tudo isso sozinhos. Para isso precisamos do engajamento de toda a sociedade e aí está o papel deste conselho nesta mobilização”, completou.

Ao final da cerimônia de posse, os integrantes do conselho se reuniram para a eleição da mesa diretora. Foram eleitos: Marcos Mastroiani Bertolaccini (Associação Sorocaba de Atividades para Deficientes Visuais – Asac), presidente; José Osvaldo Gonçalves (Associação Amigos dos Deficientes de Sorocaba – Amde), vice-presidente; Fernanda Abrami Monteiro Silva (Secretaria de Desenvolvimento Social), secretária-executiva; e José Luis Rossi (Secretaria de Negócios Jurídicos), primeiro-secretário.

Sobre o CMPCD: O conselho é órgão consultivo, permanente e paritário, com finalidade de, em conjunto com a sociedade, assessorar o governo municipal, no sentido de que os direitos civis e humanos das pessoas com deficiência sejam assegurados, dentro da globalidade da política de governo.

O CMPCD deve estabelecer diretrizes que visem à implementação dos planos e programas de apoio às pessoas com deficiência, auxiliando na definição de prioridades para a implementação de serviços destinados à pessoa com deficiência.

A sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência fica na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone 3219.1920 ou pelo e-mail: cmppdsorocaba@gmail.com.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios