Tags

,

Nesta terça-feira (dia 1º), data em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal do Idoso realizarão um evento para comemorar os 10 anos do Estatuto do Idoso. A atividade acontecerá das 9h às 16h, na Chácara do Idoso, localizada na Rua Manuel Afonso, 64, na Vila Progresso.

“O Estatuto foi uma grande conquista da nossa sociedade e é um instrumento que atualmente permeia as ações tanto do poder público municipal, quanto do Conselho Municipal do Idoso”, destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi, secretária da Sedes.

Para Iara Santoro, coordenadora do Centro de Referência do Idoso, que funciona na Chácara do Idoso, este será um dia muito especial. “Além de comemorarmos a data, também vamos festejar os 10 anos de existência do Estatuto do Idoso, uma grande conquista de direitos dos idosos, seja na área de saúde, transporte, violação de direitos, na fiscalização das entidades de abrigamento do idoso. Com isso, a sociedade começou a valorizar e a olhar o idoso de uma forma diferente”, ressalta.

Entre as atividades deste dia festivo, estão previstas palestras, aula de dança circular e de tai chi chuan, apresentações de música e dança, além de prestação de serviços, como aferição de pressão e diabetes, corte de cabelo gratuito e acupuntura. Haverá ainda uma exposição com trabalhos manuais feitos durante os cursos frequentados pela terceira idade.

Além disso, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) fará distribuição de mudas de árvores nativas no local, além de oficinas de plantio com as pessoas interessadas.

Segue abaixo a programação:

 

9h – Abertura Oficial

10h – “10 anos de Estatuto do Idoso” – Promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum (sala multiuso)

10h – Aula de Dança Circular – Maria Inês Pannunzio (área externa)

10h30 – Palestra: Normas da Vigilância Sanitária e as Instituições de Longa Permanência (sala multiuso)

10h30 – Aula Aberta Tai Chi Chuan – Profª Flávia Blaseck (área externa)

Intervalo

13h30 – Dança Flamenca – (Apenso)

14h00 – Apresentação – Grupo de Choro

15h00 – Coral / Dança

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios