Tags

,

Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SPG) tem como objetivo coordenar, formular, executar e avaliar as políticas públicas municipais, visando a integração dos programas e das atividades dos órgãos e das instituições da Administração Pública no município.

Dentre suas políticas públicas, estão as que fomentam o desenvolvimento das questões orçamentárias, recursos logísticos, tecnologia da informação e comunicação, modernização administrativa, a coordenação geral das ações de governo e a  gestão da estratégia governamental.

Principais programas: Modernização e Gestão por Resultados, e o Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano de Sorocaba.

Cabe a SPG também coordenar o desenvolvimento de novos canais de participação popular direta e de prestação de serviços.

A Secretaria, neste sentido, tem como princípio a transparência e a democratização dos canais de participação e comunicação com o cidadão e com os servidores, com a adoção de mecanismos que levem à modernização dos instrumentos de gestão e dos canais de comunicação para atendimento mais eficiente da população.

A SPG é responsável pelo Instituto de Planejamento Urbano, capaz de gerar indicadores, diagnósticos, propor soluções e caminhos de consenso com a sociedade e governantes.

  • Programa: Modernização e Gestão por Resultados

Objetivos: Aprimorar e agilizar o atendimento aos munícipes e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão municipal por meio da gestão orientada para resultados e de infraestrutura e serviços de tecnologia da informação e comunicação.

Justificativa: Implementação da gestão orientada para resultados visando à melhor alocação dos recursos públicos e ao aprimoramento do atendimento aos munícipes.

Ações: Ampliação da Infovia, Captação de Recursos, Unidade de Gestão de Projetos, Gestão de Tecnologias -TIC – Elaboração e Implantação do PDTI (Plano diretor de tecnologia da Informação); Gestão de TIC – Manutenção; Gestão do Atendimento ao Cidadão; Gestão do Atendimento ao Cidadão – Otimização dos Processos; Gestão do Patrimônio Imobiliário; Gestão Estratégica; Implantação do Sistema de Georeferenciamento; Manutenção e Modernização da SPG; Telefonia / Comunicação.

  • Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano de Sorocaba

Objetivos:programa visa iniciar um processo contínuo de planejamento estratégico da cidade de Sorocaba objetivando que tenhamos uma visão estratégica de longo prazo, não somente de governo, mas de Estado, que propicie políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população de forma gradativa e sustentada, com repercussão positiva em todas as camadas sociais.

Justificativa: Uma cidade do porte de Sorocaba, em franco desenvolvimento social e econômico, com mais de 600.000 habitante, polo de uma futura região metropolitana que estará entre as 15 maiores do Brasil, precisa de uma visão estratégica construída com apoio da sociedade civil que direcione políticas sustentáveis e o desenvolvimento pleno da cidade.

Ações: Estudos de Diagnóstico, Concepção, Modelagem e Planejamento do Desenvolvimento Urbano; Plano Estratégico de Longo Prazo da Cidade de Sorocaba no Contexto Macrometropolitano; Restruturação Jurídica, Física, Administrativa e Técnica do Nuplan.

Anúncios