Tags

,

A Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES promove a prevenção, a inclusão social e a assistência integral a pessoas e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade, risco social ou pobreza, garantindo o acesso a bens e serviços.

Ela tem a missão de coordenar o Sistema Unico de Assistência Social – SUAS no município em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social vigente.

Principais Programa: Política de Assistência Social; Defesa de Direitos

Ela também realiza parcerias intersetoriais entre as diversas Secretarias da Prefeitura, com órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, com os Governos Estadual e Federal, com a Sociedade Civil e com a iniciativa privada, visando à garantia e defesa de direitos e à promoção da convivência social e comunitária, da cidadania, da justiça social e da qualidade de vida da comunidade sorocabana.

  • Programa: Política de Assistência Social

Objetivos: Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem; Contribuir com a inclusão e a eqüidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural; Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária.

Justificativa: Implementação da política de assistência social do município visando ao enfrentamento das desigualdades sócio-territoriais, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à sociedade e à universalização dos direitos sociais.

Ações: Benefícios Eventuais; CAD Único; Capacitação das equipes, Manutenção e Modernização da Secretaria; Programa de Transferência de Renda; Proteção Social Básica; Proteção Social Especial de Alta Complexidade; Proteção Social Especial de Média Complexidade.

  • Programa: Defesa de Direitos

Objetivos: Coordenar, formular, promover e acompanhar políticas e diretrizes públicas relativas aos segmentos populacionais que, na perspectiva da equidade, estão sujeitos a maiores graus de riscos sociais.

Justificativa: Promoção da defesa de direitos e a garantia de acesso aos bens e serviços aos segmentos sociais mais vulneráveis.

Ações: Ação Sobre Drogas; Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente; Defesa dos Direitos Da Mulher; Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Defesa dos Direitos do Idoso; Defesa dos Direitos do Jovem; Manutenção e Apoio aos Conselhos Municipais;  Promoção da Igualdade Racial;

Anúncios