Tags

Levantamento feito pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Sorocaba, mostra que nos primeiros seis meses deste ano foram registradas 5.627 contratações no município.

São trabalhadores que conseguiram a admissão ou recolocação no mercado de trabalho, com intermediação feita por aquele posto de atendimento.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um pequeno crescimento de 77 trabalhadores a mais que conseguiram emprego.

Com 2.178 contratações (38,7% do total), o setor industrial lidera o ranking, vindo a seguir o segmento de serviços, com 1.578 colocações.

Conforme destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Almeida, a liderança do setor industrial vem acontecendo nos últimos 5 anos, em função do expressiva expansão de Sorocaba nessa área, com a chegada de grandes indústrias.

“Isso desencadeou uma grande procura pelas ocupações que fazem parte deste setor, como: Auxiliar de Produção, Operador de Máquinas e Montador de Máquinas Industrial”, explica.

Outro ponto interessante das estatísticas do PAT dizem respeito à contratação de jovens, principalmente os que buscam o primeiro emprego.

A maioria das vagas oferecidas pelas empresas no período exigiam experiência e qualificação, o que dificultou o acesso aos jovens. Mesmo assim, houve um crescimento de 8,5%, referente às vagas de primeiro emprego, se comparado ao mesmo período de 2012.

Quanto aos profissionais na faixa de 40 a 50 anos, que buscam recolocação no mercado de trabalho, a estatística do PAT mostra que saem na frente os jovens em uma entrevista de emprego, por conta da experiência que trazem.

No entanto, em muitos casos são constatadas as dificuldades com relação à informatização, recurso essencial para a maioria dos trabalhos. “Muitas vagas que antes não exigiam conhecimento em informática, internet, hoje é um dos requisitos fundamentais que faz toda a diferença na hora da contratação”, alerta o secretário.

Implantado em 1986, o Posto de Atendimento ao Trabalhador da Prefeitura de Sorocaba desenvolve ações voltadas à colocação/reinserção de trabalhadores no mercado. Realiza a intermediação entre empregadores e candidatos às vagas.

O PAT fica à Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro – telefone (15) 3211.4231.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias