Tags

A Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste receberá, por meio do projeto de lei de autoria do vereador Paulo Mendes, a denominação de “Dr. Mário Cândido de Oliveira Gomes, em homenagem ao médico infectologista, professor, colunista e fundador da Academia Sorocabana de Letras, falecido no último dia 02 de Junho.

“A homenagem é justa porque o dr. Mário foi profissional de renome em todo o País e um homem cujo amor por Sorocaba foi muito marcante em toda sua trajetória de vida.”

O vereador Paulo Mendes comenta que o “Dr. Mário nascera em Santos e veio à cidade ainda jovem para estudar medicina, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), especializando-se em infectologia. E aqui fixou residência.”

“Em nossa cidade, ele desenvolveu com muito sucesso a sua carreira médica, consagrando-se como um profissional respeitado, entre seus pares e no seio de nossa população. Além disso, colaborou com a imprensa escrevendo artigos, em linguagem simples, a respeito de doenças, possibilitando ao público o entendimento claro e útil para se orientar na prevenção e no tratamento de cada uma delas.

E também escreveu artigos científicos dando enorme contribuição para o desenvolvimento da medicina. E igualmente empregou seu talento na formação de outros médicos passando a lecionar na mesma faculdade em que estudara”, disse o vereador Paulo Mendes.

Com sua vasta cultura, o dr. Mário Cândido também se dedicou à área cultural tornando-se membro fundador da Academia Sorocabana de Letras, da qual era membro efetivo, tendo como patrono o poeta santista Martins Fontes. Entre as seus inúmeros artigos e obras está o livro “Doenças – Conhecer e Prevenir”, de leitura indispensável a todos quantos se preocupam com a saúde e a boa qualidade de vida.

E, foi, ainda, conselheiro da Fundação Ubaldino do Amaral, entidade mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul e de várias entidades beneficentes. E destacou-se, também, como um grande baluarte nos projetos de ampliação da Casa Aluísio de Almeida, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

“Enfim – concluiu o vereador Paulo Mendes – o dr. Mário Cândido deixou um legado médico, científico e cultural não apenas a Sorocaba mas para todo o País.

Daí a razão desta homenagem por meio da qual daremos seu nome a um serviço da maior relevância para o público, como é a área médica, a grande paixão do dr. Mário Cândido, que faleceu de câncer no último dia 2, aos 77 anos, deixando saudosos a esposa Ivani, as filhas Cláudia e Gláucia, os demais parentes e os muitos amigos que conquistou ao longo da vida.

Fonte: Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios