Tags

As atividades da 9ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat) têm início na próxima sexta-feira (3).

O evento, organizado pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), é realizado em cumprimento à legislação municipal (lei nº 8.224/2007), e marca a passagem do Dia do Trabalho, celebrado no dia 1º de maio, com o objetivo de incentivar a reflexão da sociedade sobre a importância de discutir a saúde e segurança do trabalhador.

A programação começa com uma palestra, às 19h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista, sobre o tema “Trabalho: direito ou dever do ser humano?”, a ser ministrada por Roque de Camargo Júnior, pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho e auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

No domingo, dia 5 de maio, a Urbes – Trânsito e Transportes realiza o tradicional passeio ciclístico “Pedala Trabalhador”.

A saída será às 8h30 de dois pontos: Carrefour Sônia Maria e Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. O ponto de chegada é o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

Na segunda-feira, dia 6 de maio, também a partir das 19h e no mesmo local, será a vez de José Antônio Ribeiro de Oliveira Silva, juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Araraquara (SP) e gestor regional (1º grau) do Programa de Prevenção de Acidentes do Trabalho, instituído pela Tribunal Superior do Trabalho, proferir palestra sobre “A flexibilização da jornada de trabalho e seus reflexos na saúde do trabalhador”.

Na quarta-feira (8), o advogado e técnico de segurança do trabalho com especialização profissional em Higiene do Trabalho, Antônio Tadeu da Costa, falará sobre o tema “Responsabilidades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA): participação dos trabalhadores e dos profissionais da Saúde”, também às 19h, no auditório da FUA.

A organização da Sempat é de responsabilidade de uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Cerest, Câmara Municipal, indústrias, instituições de ensino, Conselho Municipal da Saúde (CMS), sindicatos e outros órgãos representantes da classe.

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios