Tags

,

Na manhã deste sábado, 27, o vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, participou da cerimônia de abertura do 1º Fórum Municipal Permanente pelos Direitos da Pessoa Idosa em Sorocaba, a convite da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Sorocaba e Região.

Martinez reforçou o respeito e a admiração que nutre pelas pessoas que estão na terceira idade. “Todos almejamos longa vida com os nossos direitos de cidadania assegurados – e também boas condições de saúde”, afirmou o parlamentar.

O presidente da Câmara também citou estudos que apontam que a população  idosa no país ultrapassa a marca dos 12%, exigindo um aumento na demanda por políticas públicas adequadas. Atento a essas necessidades, o vereador reforçou a importância dos idosos conhecerem seus direitos.

O parlamentar comentou sobre algumas leis de sua autoria em vigor em Sorocaba, em defesa das pessoas da terceira idade, como a lei que possibilita aos idosos embarcarem e desembarcarem dos ônibus por quaisquer de suas portas, evitando também, a passagem pela catraca, que, para muitos é difícil.

Outras leis em vigor por iniciativa de Martinez dizem respeito à isenção de multas e de atualização monetária sobre as contas de águas e esgoto aos imóveis cujos proprietários tenham mais de 65 anos; o atendimento preferencial aos idosos e também aos deficientes nos serviços públicos, incluindo aqueles que dispõem de senhas, os quais deverão implantar mecanismos que garantam a preferência deles.

Medidas importantes para o dia a dia dos idosos, como aquelas que, mesmo enfrentando a fúria dos setores bancários, que foi à Justiça contra as determinações, por meio da Federação dos Bancos, e perdeu. Uma dessas leis é a que obriga as agências bancárias a manter assento preferencial em guichês e ainda disponibilizar assentos para os clientes que aguardam atendimento.

Mais uma Lei é a que exige das agências a colocação de obstáculos para impedir outras pessoas de verem o quê o cliente faz no caixa, para combater roubos e golpes contra os aposentados, além da lei que obriga a instalação de câmeras de vigilância nos bancos.

José Francisco Martinez também teve participação na luta por duas conquistas dos idosos, realizadas pelo Executivo, através das quais teve a oportunidade de homenagear pessoas de destaque na cidade, nomeando de Dr. José Mussi o Centro de Convivência do Idoso na Vila Progresso, e de Carlos Alberto Moura Pereira da Silva, o Clube do Idoso em Pinheiros.

O presidente do Sindicato dos Aposentados, José Raimundo de Queiroz Mello, reconheceu a importância do trabalho do vereador Martinez em defesa dos direitos dos idosos e agradeceu a presença do mesmo no Fórum, que contou ainda com a presença da vice-prefeita Edith di Giorgi, que também é Secretária de Desenvolvimento Social do Município, do Secretário Municipal de Saúde Armando Raggio, do Secretário Municipal de Habitação, Hélio Godoy e do Secretário de Esportes.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Sorocaba

Anúncios