Tags

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio esteve na manhã desta segunda-feira (29), juntamente do secretário de Gestão de Pessoas (Segep), Rodrigo Maldonado, no Salão de Vidro do Paço Municipal, localizado no andar térreo do prédio, onde deram posse aos nove titulares eleitos pelos funcionários públicos, aos nove membros designados pela administração e seus respectivos suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura.

O mandato é para o ano 2013 já que a partir de agora as eleições ocorrerão anualmente e não mais a cada biênio.

Pannunzio cumprimentou a todos os membros da nova diretoria da Cipa, ressaltando a importância do trabalho para a segurança no trabalho no serviço público municipal.

Lembrou da importância da Cipa para que o Brasil mudasse com relação à segurança no trabalho, principalmente na questão ambiental a que o trabalhador está exposto, se o local não prejudica sua saúde.

“É fundamental que o trabalhador tenha condições plenas para o exercício de sua função. Parabéns a todos os membros da Cipa”, disse o prefeito.

Implantada em 2006 pelo prefeito Vitor Lippi, a Cipa visa auxiliar e promover a segurança do trabalho entre servidores municipais.

É um importante instrumento de prevenção e de qualidade de trabalho aos funcionários e, consequentemente, aos munícipes.

A funcionária Wanderlene Aparecida Mariano, da Secretaria da Saúde (SES), ocupará novamente o cargo de presidente na comissão e está entusiasmada para dar prosseguimento aos trabalhos realizados pela comissão no último biênio.

“É realmente um orgulho ser representante dos servidores e tendo o papel de melhorar as condições de trabalho visando à segurança. É com grande satisfação que vou colaborar nessa nova etapa, orientando, educando e cuidando dos nossos servidores”, destacou Wanderlene.

Cabe à comissão observar e relatar as condições de segurança nos ambientes de trabalho e propor medidas para reduzir e eliminar riscos existentes, ou neutralizar os mesmos.

A Cipa também discute os acidentes ocorridos, propõe medidas para evitar repetição e orienta os servidores quanto à prevenção.

O grupo tem orientação da Seção de Segurança do Trabalho da Segep para a sua atuação e trabalha voluntariamente em todos os organismos municipais, observando e verificando quais os problemas enfrentados pelos servidores e sugerindo soluções.

Uma das ações desenvolvidas pelo grupo são as visitas técnicas, quando então são verificadas as condições dos próprios municipais, desde a fiação elétrica, piso, escada, condições ergonômicas, até às condições de trabalho.

A eleição dos novos membros da Cipa aconteceu nos dias 13 e 14 de março, no Paço e em vários prédios públicos onde trabalham os servidores municipais. O vice-presidente da Cipa será escolhido na primeira reunião extraordinária da comissão.

A cerimônia também contou com a presença de Paulo de Tarso, representando o Sindicato dos Servidores Públicos e de Ana Paula Fávero Sakano, presidente da Fundação da Seguridade Social dos Funcionários Municipais de Sorocaba (Funserv).

Fonte: Agência Sorocaba de Notícias

Anúncios