Tags

,

O uso do celular e outras tecnologias de comunicação na área da cabine de votação poderá ser proibido nas próximas eleições em São Paulo. A medida deverá servir para coibir possíveis tentativas de fraudes eleitorais como a venda do voto.

A informação foi dada ontem à noite pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE), o desembargador Alceu Penteado Navarro, durante solenidade realizada na Câmara de Sorocaba, em homenagem aos profissionais da imprensa local e dos servidores públicos que trabalharam nos dois turnos da eleição de 2012 para os cargos eletivos de vereadores e prefeito da cidade.

Ele acredita que um eleitor que faz foto da sua opção de voto pode estar usando o registro como comprovante de acordo. “Ele leva a foto como prova do voto e exige, por exemplo, o dinheiro do cabo eleitoral”, ressalta Navarro.

Sobre a ampliação da segurança do voto, Navarro comentou que não acredita que Sorocaba já possa ter na próxima eleição o uso da biometria, sistema de identificação digital do eleitor que até 2018 deverá ser implantada em todo País. “Estamos começando pelas cidades pequenas, mas defendo que todos cartórios iniciem o cadastramento, porém sem prazo.

Fizemos o voto biométrico na cidade de Jundiaí no ano passado e ocorreram muitas falhas”, lembra.

A homenagem realizada ontem na Câmara foi uma iniciativa do vereador José Francisco Martinez (PSDB), presidente da Casa. Participaram da cerimônia o prefeito Antonio Carlos Pannunzio, o juiz eleitoral Jayme Walmer de Freitas, o corregedor regional eleitoral Antonio Carlos Mathias Coltro, o representante do PMDB e ex-vereador Oswaldo Duarte Filho e o presidente da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) Rui Batista de Albuquerque Martins e convidados. O evento também contou com momento musical executado por músicos da Fundec.

O diretor tesoureiro da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, Rubens Cury Basso, também diretor da TVCom, recebeu a homenagem em nome das entidades.

“Nos sentimos honrados em participar da cobertura das eleições 2012. Foi um processo eleitoral brilhantemente conduzido pela Justiça Eleitoral que produziu um resultado que consolida a democracia do voto no País.

E ainda agradecemos o comportamento condizente demostrado pelos 21 vereadores que representam o desejo dos eleitores sorocabanos”, finaliza.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul