Tags

,

A terceira pesquisa sobre a eleição à Prefeitura de Sorocaba, encomendada pelo Sistema Regional de Radiodifusão Ltda. (Jovem Pan) e realizada pelo instituto Solis Pesquisas, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no dia 6 de julho, sob o protocolo SP-00099/2012, aponta que se as eleições fossem hoje, o candidato Renato Amary (PMDB) seria eleito no primeiro turno.

Isto porque a soma da intenção de votos de Amary, segundo simulação estimulada, é de 42,62%, 0,71% maior do que a soma das votações de Iara Bernardi (PT), 14,29%; Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), 14,29% e Raul Marcelo (PSOL), 13,33%.

Metodologia: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 6 de julho, sob o protocolo SP-00099/2012, a pesquisa foi realizada pelo instituto Solis Pesquisa, nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2012 com 420 moradores de Sorocaba maiores de 16 anos e eleitores no município.
A pesquisa é quantitativa e foi realizada a partir de entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionário eletrônico, por meio de aparelhos “palm top” para captação dos dados.  As quotas amostrais foram proporcionais às variáveis representativas ao perfil demográfico, considerando selecionáveis pelo método PPT: Sexo e Idade, e de forma aleatória: Grau de instrução e renda familiar. Em relação à ponderação, devido à metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação foram aplicados a todas as variáveis (sexo, idade, grau de instrução e nível socioeconômico), assumem valor igual a 1(um).

Margem de Erro: O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples é de 4,88 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

No portal: A metodologia completa bem como as diversas simulações de intenção de votos, estratificadas por idade, renda e região da cidade, podem ser conferidas no portal do Jornal Ipanema partir deste sábado (14) após o meio-dia.
Já a repercussão dos resultados apresentados na pesquisa você confere ao longo da semana no Jornal da Manhã da Jovem Pan.

Evolução: Em simulação estimulada, quando é perguntado ao candidato: “Se forem estes candidatos, quem tem hoje mais chances de receber o sue voto para prefeitura de Sorocaba?” e apresentado um disco com o nome dos quatro candidatos homologados em convenção de seus respectivos partidos os números seguem a mesma tendência da pesquisa anterior.

No comparativo entre as duas pesquisas o número de entrevistados que disseram votar em Renato Amary (PMDB) teve aumento de 2,86%. Já Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) subiu 2,76%.

Raul Marcelo (PSOL) caiu 1,66% e Iara Bernardi (PT) teve queda de 0,72%.

Brancos e nulos que em junho somavam 8,33% agora têm 7,14%. Já os indecisos que correspondiam a 11,43%, em julho são 8,33%.

Menos indecisos: A pesquisa Jovem Pan Sorocaba/Jornal Ipanema também aponta uma redução de 3,10% no número de eleitores indecisos em comparação à primeira pesquisa, publicada no Jornal Ipanema do dia 9 de junho. No mês passado, o número de indecisos era de 11,43% e agora é de 8,33%.

Apesar de a variação estar dentro da margem de erro de 4,88 pontos percentuais para cima ou para baixo, a redução do número de indecisos aponta para uma tendência de maior conhecimento dos candidatos à sucessão municipal por parte do eleitorado sorocabano.

Confira a pesquisa na íntegra em http://migre.me/9TnFh

Anúncios