Tags

, , ,

Dois convênios assinados em 27/12/2011 entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo do Estado garantiram o repasse de R$400 mil para que o município reforme e amplie a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Aparecidinha, assim como construa uma nova unidade no Parque São Bento.

Em audiência com o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) na manhã de 27/2, o Secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabi, garantiu que os recursos deverão ser aplicados até o final de 2012.

“Estamos seguindo um planejamento e a aplicação desses recursos depende do desenrolar do projeto global”, explicou Watanabe. O Secretário informou que dois terrenos contíguos à UBS de Aparecidinha já foram desapropriados e uma terceira área próxima à Unidade está sendo negociada. “Vamos fazer as adequações por módulos, sendo o primeiro módulo com dois consultórios odontológicos, o segundo materno infantil e um terceiro, a partir da reforma da área mais antiga, para atendimento clínico”, explicou o Secretário. O processo de licitação para ampliação da UBS de Aparecidinha foi iniciado no final de 2011.

Com os investimentos, a área construída do Posto de Saúde de Aparecidinha passará de 500 para mil metros quadrados. Localizado entre as ruas Joaquim Machado e Quinzinho de Barros, o Posto atende cerca de 13,8 mil pessoas não só de Aparecidinha como também do Jardim Josane, Vila Amato, Jardim Monteiro, Cohab e Iporanga 2. A última reforma realizada na unidade, construída em 1974, aconteceu em 2007.

Quanto à unidade do Parque São Bento, o Secretário explicou que faz parte de um projeto que prevê a implantação de centros de especialidade distribuídos por regiões da cidade. Além do Parque São Bento, o programa prevê o Jardim Rodrigo, Cajuru e São Guilherme. Essas unidades, classificadas como “máster”, devem ser acompanhadas de áreas de suporte.

Por sua vez, a nova UBS do Parque São Bento está prevista para ser construída na avenida Gualberto Moreira. Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), “a unidade terá cerca de 1.000 m² de área construída e contará com salas de coordenação e administração, dez consultórios para consultas de pediatria, ginecologia, acolhimento, Programa de Saúde da Família, atendimento odontológico, entre outros”.

A previsão é de que sejam atendidas cerca de 250 pessoas por dia na nova Unidade, que terá em torno de 48 funcionários. O horário de funcionamento da UBS do Parque São Bento, segundo a Secom, será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Cerca de 17 mil pessoas residem no Parque São Bento, que atualmente conta com apenas uma UBS.

O direcionamento dos recursos foi indicado ao deputado Hamilton Pereira pelo vereador Izidio de Brito Correia (PT) e pelos Núcleos “Aparecidinha” e “Parque São Bento” do Partido dos Trabalhadores. A reunião contou com a participação do coordenador do Núcleo Aparecidinha do PT, Ilton Mendonça. Segundo ele, novos empreendimentos imobiliários deverão ampliar a população daquela região em cerca de dez mil pessoas.

Fonte: Site do Deputado pela assessoria de imprensa em 27/02/2012

Anúncios