Tags

, ,

As realizações das ações propostas nas audiências públicas que abordaram o problema das enchentes em Sorocaba estão sendo questionadas pelo vereador Izídio de Brito (PT).

Ao todo, foram feitas cinco discussões promovidas pelo líder petista que contaram com a participação dos responsáveis do Poder Público municipal, Defesa Civil e moradores de cerca de cinquenta bairros da cidade.

A obra custou mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos foi feita no final de 2010.

Na oportunidade, os representantes do Executivo passaram a conhecer os problemas e foram cobrados, através do diálogo com a população, quanto às áreas e os transtornos decorrentes das enchentes. As ações tomadas e os novos projetos também foram apresentados aos presentes em todas as ocasiões.

Segundo Izidio de Brito, relatórios dos temas abordados foram elaborados e protocolados nos órgãos responsáveis para que tomassem ciência e medidas preventivas e definitivas. Entre os que receberam o documento estão as secretarias municipais de Governo, Saúde, Cidadania, Obras e Infraestrutura, além de SAAE e Defesa Civil.

Agora o parlamentar está cobrando do Executivo quais medidas apontadas nos relatórios das audiências públicas saíram do papel. “Hoje ele anuncia que em até cem dias o programa “Vítima Zero de Enchentes” será concluído, mas medidas necessárias de curto, médio e longo prazo são de conhecimento do Poder Executivo e cobradas há anos. Em muitos casos, se tomadas às devidas providências, teriam impedido que famílias perdessem seus bens novamente, como aconteceu com moradores bairros Vila Rica, Parque São Bento, Pinheiros, entre outros”, ressalta.

O alagamento na marginal Dom Aguirre, decorrente do tranbordamento do Rio Sorocaba, também está sendo questionado pelo petista. “Uma obra que custou mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos foi feita no final de 2010, mas nos períodos de fortes chuvas ela não se mostra eficaz como foi afirmado pelo prefeito Vitor Lippi ao inaugurá-la. O que aconteceu de errado?”, contesta Izídio.

Entre as demais realizações cobradas pelo vereador estão ações preventivas, obras de desassoreamento do rio e limpeza de córregos e bocas de lobo, todas apontadas como necessárias desde a primeira audiência pública promovida pelo petista em março de 2010

Revitalização de canteiro e conservação de árvore centenária na Zona Norte.

A revitalização do canteiro localizado entre as ruas Atanásio Soares e Atílio Silvano, no bairro Altos do Itavuvu, zona norte da cidade, está sendo solicitada pelo vereador Izidio de Brito (PT) por meio de ofício.

No local, encontra-se uma árvore centenária que carece de poda ornamental, também solicitada pelo petista à Secretaria Municipal de Meio Ambiente no mesmo documento.

O pedido foi feito pelo vereador após ser procurado por moradores da região que se preocupam com o estado de conservação da árvore e da área em que se encontram localizadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador

 

Anúncios