Tags

, ,

A Prefeitura de Sorocaba promove no próximos dias 19 e 20 de janeiro a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial). O objetivo do Governo Federal é apresentar propostas que incentivem o debate e o acompanhamento de políticas públicas pela população.

A 1ª Consocial deve reunir representantes do Poder Público, universidades, entidades representativas, associações de classe de Sorocaba e de mais 79 cidades da região. O evento é, também aberto à participação popualar.

Os encontros acontecerão na Unidade Seminário da Prefeitura (Av. Eugênio Salerno, 140, Centro) e as inscrições estarão disponíveis na próxima semana, no Portal da Cidadania de Sorocaba.  A etapa municipal irá definir propostas para serem apresentadas nas conferências Estadual e Nacional, além de eleger delegados para participar destas reuniões.

De acordo com uma das organizadoras da Consocial Sorocaba, Luciane Bombach, o município apresenta importantes avanços referentes ao acompanhamento do Poder Público. “O ‘Orçamento no Bairro’ é uma conquista da população. Afinal, são sete anos de debates de políticas públicas, aonde os moradores definem 50% da capacidade de investimento do Orçamento Municipal. Esta experiência de Sorocaba tem muito a contribuir com os demais municípios do Brasil”, destaca.

Transparência Pública da cidade de Sorocaba.

O Orçamento no Bairro se desenvolve, anualmente, com sete plenárias nas principais regiões da cidade. Ali a população pode apresentar propostas, sugestões e reivindicações ao Orçamento Municipal diretamente ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), ainda disponibiliza outras ferramentas de acesso à aplicação dos recursos públicos.

Acessando o endereço eletrônico Sorocaba.sp.gov.br, os cidadãos podem visitar o Portal da Transparência e acompanhar, via internet, as receitas e despesas da Prefeitura. A Controladoria Municipal ainda é responsável por acompanhar a execução do Orçamento e apontar eventuais distorções para correção da própria Administração.

Anúncios